Page 136 - Garantia do Direito à Educação
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Darlize Teixeira de Mello


                         Neste sentido, ao analisar a Provinha Brasil, tenho por intuito de
                    não olhar apenas a floresta, mas as “inúmeras árvores, seus diferentes
                    troncos, altura dos ramos, tons de verde, no tudo de diversos que elas
                    produzem e abrigam” (Werle, 2010, p. 21). Acredito, que ao conhecer-
                    mos mais de perto os sujeitos alfabetizando e seus professores, melhor
                    será a nossa compreensão sobre a (in) visibilidade do letramento neste
                    tipo de avaliação. Assim, teremos a possibilidade de fazer uso de novas
                    lentes para enxergar de outro jeito as florestas e suas árvores, pois, nesse
                    reolhar teremos a possibilidade de visibilizar os múltiplos letramentos
                    desses sujeitos alfabetizandos.


                    Referências


                    MELLO, D. T. Provinha Brasil (ou “provinha de leitura”?): mais “uma avaliação sob medida”
                    do processo de alfabetização e “letramento inicial?”. 402 f. 2012. Tese (Doutorado em
                    Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
                    MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização: São Paulo 1876/1994. Editora
                    UNESP, 2000.
                    SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e
                    ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J.  Gêneros orais e escritos na escola.
                    Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

                    WERLE, F. O. C. Sistema de avaliação da educação básica no Brasil: abordagens por
                    níveis de segmentação. In: ______. Avaliação em larga escala: foco na escola. Brasília:
                    Líber Livro, 2010.
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                    provinha_brasil/kit/2008/2_semestre/guia_de_correcao_2-2008.pdf>.
                    BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil: guia de correção e interpretação de
                    resultados. 2009. Disponível em: <http://download.inep.gov.br//educacao_basica/
                    provinha_brasil/kit/2009/1_semestre/guia_de_correcao%20_1_2009.pdf>.

                    BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil: guia de correção e interpretação
                    de resultados. 2010. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/
                    provinha_brasil/kit/2010/1_semestre/guia_correcao.pdf>.
                    BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil: guia de correção e interpretação
                    de resultados. 2011. Disponível em:  <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/
                    provinha_brasil/kit/2011/1_semestre/guia_correcao_leitura_1_2011.pdf>.


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