Page 136 - Garantia do Direito à Educação
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Darlize Teixeira de Mello
Neste sentido, ao analisar a Provinha Brasil, tenho por intuito de
não olhar apenas a floresta, mas as “inúmeras árvores, seus diferentes
troncos, altura dos ramos, tons de verde, no tudo de diversos que elas
produzem e abrigam” (Werle, 2010, p. 21). Acredito, que ao conhecer-
mos mais de perto os sujeitos alfabetizando e seus professores, melhor
será a nossa compreensão sobre a (in) visibilidade do letramento neste
tipo de avaliação. Assim, teremos a possibilidade de fazer uso de novas
lentes para enxergar de outro jeito as florestas e suas árvores, pois, nesse
reolhar teremos a possibilidade de visibilizar os múltiplos letramentos
desses sujeitos alfabetizandos.
Referências
MELLO, D. T. Provinha Brasil (ou “provinha de leitura”?): mais “uma avaliação sob medida”
do processo de alfabetização e “letramento inicial?”. 402 f. 2012. Tese (Doutorado em
Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
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SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e
ontogenéticas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola.
Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
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Líber Livro, 2010.
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de resultados. 2008. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/
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BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil: guia de correção e interpretação de
resultados. 2009. Disponível em: <http://download.inep.gov.br//educacao_basica/
provinha_brasil/kit/2009/1_semestre/guia_de_correcao%20_1_2009.pdf>.
BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil: guia de correção e interpretação
de resultados. 2010. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/
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BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil: guia de correção e interpretação
de resultados. 2011. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/
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