Page 134 - Garantia do Direito à Educação
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Darlize Teixeira de Mello


                    tificando o gênero textual. Além disso, o uso da letra script na respec-
                    tiva questão analisada pode ser mais um agravante na identificação da

                    finalidade do texto.1415
                         Em síntese, considerando os aspectos ponderados nas análises,
                    podemos concluir que, para a resolução das questões analisadas da
                    Provinha Brasil (no período de 2008-2015), há uma série de fato-
                    res que intervieram no processo de compreensão das questões que
                    obtiveram o menor percentual de acertos, para que os leitores ini-
                    ciantes das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
                    que realizaram a aplicação desse instrumento avaliativo construís-


































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                    Figura 7: Caderno do Aluno  Questão 22/Teste 2. 15
                    Fonte: Mello (2012, p. 339).




                    14  A questão 22, da edição de 2008/Teste 2 (Figura 7) apresenta o seguinte comando no Guia de Aplicação:
                    Leia o texto silenciosamente e depois responda à questão. Não leia em voz alta e não mostre a resposta para os colegas.
                    15  Essa questão 22 – edição de 2008/Teste 2 obteve o segundo lugar quanto ao percentual de erros (41,5 %)
                    entre os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que realizaram o teste, ficando na vigésima
                    quarta posição de acertos com um percentual de 58,5 %.


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