Page 134 - Garantia do Direito à Educação
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Darlize Teixeira de Mello
tificando o gênero textual. Além disso, o uso da letra script na respec-
tiva questão analisada pode ser mais um agravante na identificação da
finalidade do texto.1415
Em síntese, considerando os aspectos ponderados nas análises,
podemos concluir que, para a resolução das questões analisadas da
Provinha Brasil (no período de 2008-2015), há uma série de fato-
res que intervieram no processo de compreensão das questões que
obtiveram o menor percentual de acertos, para que os leitores ini-
ciantes das escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre
que realizaram a aplicação desse instrumento avaliativo construís-
14
Figura 7: Caderno do Aluno Questão 22/Teste 2. 15
Fonte: Mello (2012, p. 339).
14 A questão 22, da edição de 2008/Teste 2 (Figura 7) apresenta o seguinte comando no Guia de Aplicação:
Leia o texto silenciosamente e depois responda à questão. Não leia em voz alta e não mostre a resposta para os colegas.
15 Essa questão 22 – edição de 2008/Teste 2 obteve o segundo lugar quanto ao percentual de erros (41,5 %)
entre os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que realizaram o teste, ficando na vigésima
quarta posição de acertos com um percentual de 58,5 %.
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