Page 131 - Garantia do Direito à Educação
P. 131
Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
Observo que as questões desse bloco, maior percentual de acer-
tos, podem ser localizadas no nível 1 dos cinco níveis constituídos com
a análise dos resultados das edições da Provinha Brasil 2008-2015/
Teste 1 e 2, considerando o padrão de desempenho dos descritores
reconhecer letra ereconhecer sílabas. Esses descritores, conforme temos
visto, encontram-se no eixo de apropriação do sistema de escrita. Assim
sendo, embora correspondam ao nível 1, para aferição da Provinha
Brasil, o desempenho dos alunos da RMEPOA destaca a visibilidade
da alfabetização. Nesse sentido, o aluno evidencia a possibilidade de
identificar sílabas (canônicas e não canônicas) no início, meio e final
de palavras, identificar o número de letras de determinadas palavras
e a comparação de sílabas, a partir de imagens e/ou palavras diferen-
tes. Enfim, talvez possamos considerar que a escrita escolar venha
dando mais importância à consolidação das correspondências gra-
fofônicas e à análise fonológica, uma vez que os alunos têm, a partir
dos testes, evidenciado facilidade em comparar as sílabas das palavras
quanto a semelhanças e diferenças sonoras e identificar sílabas e suas
correspondências sonoras (Brasil, 2009).
Questões com menor percentual de acertos
na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre:
a (in)visibilidade do letramento
Explicito, inicialmente, que as questões com menor percentual de
acertos, ao representarem, aparentemente, aquelas com maior grau de
dificuldade para os alunos da RMEPOA, encontram-se em sua maio-
ria entre as questões que avaliam as habilidades relacionadas ao eixo
leitura, havendo, entre elas, poucas questões que pertencem ao eixo
apropriação do sistema de escrita.
Reconhecer o assunto de um texto
Do segundo bloco, eixo leitura, referente ao item reconhecer o
assunto de um texto, apresento, então, a questão 24 classificada em
131
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 131 04/07/2018 16:40:53