Page 131 - Garantia do Direito à Educação
P. 131

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                      Observo que as questões desse bloco, maior percentual de acer-
                 tos, podem ser localizadas no nível 1 dos cinco níveis constituídos com
                 a análise dos resultados das edições da Provinha Brasil 2008-2015/
                 Teste 1 e 2, considerando o padrão de desempenho dos descritores
                 reconhecer letra ereconhecer sílabas. Esses descritores, conforme temos

                 visto, encontram-se no eixo de apropriação do sistema de escrita. Assim
                 sendo, embora correspondam ao nível 1, para aferição da Provinha
                 Brasil, o desempenho dos alunos da RMEPOA destaca a visibilidade
                 da alfabetização. Nesse sentido, o aluno evidencia a possibilidade de
                 identificar sílabas (canônicas e não canônicas) no início, meio e final
                 de palavras, identificar o número de letras de determinadas palavras
                 e a comparação de sílabas, a partir de imagens e/ou palavras diferen-
                 tes. Enfim, talvez possamos considerar que a escrita escolar venha
                 dando mais importância à consolidação das correspondências gra-
                 fofônicas e à análise fonológica, uma vez que os alunos têm, a partir
                 dos testes, evidenciado facilidade em comparar as sílabas das palavras
                 quanto a semelhanças e diferenças sonoras e identificar sílabas e suas
                 correspondências sonoras (Brasil, 2009).


                 Questões com menor percentual de acertos
                 na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre:
                 a (in)visibilidade do letramento


                      Explicito, inicialmente, que as questões com menor percentual de
                 acertos, ao representarem, aparentemente, aquelas com maior grau de
                 dificuldade para os alunos da RMEPOA, encontram-se em sua maio-
                 ria entre as questões que avaliam as habilidades relacionadas ao eixo
                 leitura, havendo, entre elas, poucas questões que pertencem ao eixo
                 apropriação do sistema de escrita.


                 Reconhecer o assunto de um texto


                      Do segundo bloco, eixo leitura, referente ao item reconhecer o
                 assunto de um texto, apresento, então, a questão 24 classificada em


                                                                                 131





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   131                       04/07/2018   16:40:53
   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135   136