Page 127 - Garantia do Direito à Educação
P. 127

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 desse artigo foram organizados conforme informações disponibilizadas
                 no Guia de correção e interpretação dos resultados da Provinha Brasil (Bra-
                 sil, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015) e a partir das
                 fichas de correção, decorrentes dos gabaritos das escolas, que passam a
                 formar um gabarito único, o da RMEPOA.
                      Com vistas a examinar as questões com maior e menor percen-
                 tual de acertos da Provinha Brasil na RMEPOA, passo a examinar
                 as quantidades de alunos (absoluta e percentual) nas cinco questões
                 mais acertadas por edição e teste na RMEPOA, realizando a análi-
                 se comparativa de cada edição/testes 1 e 2 da Provinha Brasil entre
                 2008 e 2015, com o intuito de pensar sobre seus possíveis efeitos na
                 formação docente e discente, bem como nas políticas públicas volta-
                 das à alfabetização escolar.
                      Para cada edição e teste foram selecionadas as cinco questões com
                 maior percentual de acertos, totalizando 80 questões e cinco questões
                 com menor percentual de acertos, totalizando também 80 questões. As
                 questões que obtiveram maior e menor percentual de acertos foram ana-
                 lisadas considerando os dois eixos que compõem a Matriz de Referência
                 da Provinha Brasil: o eixo apropriação do sistema de escrita e o eixo de leitu-
                 ra. Nas questões de maior percentual de acertos quanto ao eixo apropria-
                 ção do sistema de escrita foram localizados os descritores: reconhecer letras,
                 reconhecer sílabas e estabelecer relação entre unidades sonoras e suas repre-
                 sentações gráficas e quanto ao eixo da leitura, o descritor: ler palavras. Já
                 nas questões de menor percentual de acertos quanto ao eixo apropriação
                                                                          5
                 do sistema de escrita foi localizado o descritor: reconhecer sílabas  e quanto
                 ao eixo da leitura, os descritores: ler palavras,  ler frases, localizar informa-
                                                          6
                 ção explícita no texto, identificar assunto de um texto, identificar a finalidade
                 do texto, estabelecer relações entre partes do texto e inferir informações.
                      Assim sendo, teremos, nesse artigo, num primeiro bloco, exem-
                 plos de questões de maior percentual de acertos, do eixo apropriação do
                 sistema de escrita, referentes à avaliação do descritor reconhecer letras,



                 5  Vale ressaltar que, quanto a este descritor, foi localizada apenas uma questão.
                 6  Vale ressaltar que, quanto a este descritor, foi localizada apenas uma questão.


                                                                                 127





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   127                       04/07/2018   16:40:53
   122   123   124   125   126   127   128   129   130   131   132