Page 127 - Garantia do Direito à Educação
P. 127
Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
desse artigo foram organizados conforme informações disponibilizadas
no Guia de correção e interpretação dos resultados da Provinha Brasil (Bra-
sil, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015) e a partir das
fichas de correção, decorrentes dos gabaritos das escolas, que passam a
formar um gabarito único, o da RMEPOA.
Com vistas a examinar as questões com maior e menor percen-
tual de acertos da Provinha Brasil na RMEPOA, passo a examinar
as quantidades de alunos (absoluta e percentual) nas cinco questões
mais acertadas por edição e teste na RMEPOA, realizando a análi-
se comparativa de cada edição/testes 1 e 2 da Provinha Brasil entre
2008 e 2015, com o intuito de pensar sobre seus possíveis efeitos na
formação docente e discente, bem como nas políticas públicas volta-
das à alfabetização escolar.
Para cada edição e teste foram selecionadas as cinco questões com
maior percentual de acertos, totalizando 80 questões e cinco questões
com menor percentual de acertos, totalizando também 80 questões. As
questões que obtiveram maior e menor percentual de acertos foram ana-
lisadas considerando os dois eixos que compõem a Matriz de Referência
da Provinha Brasil: o eixo apropriação do sistema de escrita e o eixo de leitu-
ra. Nas questões de maior percentual de acertos quanto ao eixo apropria-
ção do sistema de escrita foram localizados os descritores: reconhecer letras,
reconhecer sílabas e estabelecer relação entre unidades sonoras e suas repre-
sentações gráficas e quanto ao eixo da leitura, o descritor: ler palavras. Já
nas questões de menor percentual de acertos quanto ao eixo apropriação
5
do sistema de escrita foi localizado o descritor: reconhecer sílabas e quanto
ao eixo da leitura, os descritores: ler palavras, ler frases, localizar informa-
6
ção explícita no texto, identificar assunto de um texto, identificar a finalidade
do texto, estabelecer relações entre partes do texto e inferir informações.
Assim sendo, teremos, nesse artigo, num primeiro bloco, exem-
plos de questões de maior percentual de acertos, do eixo apropriação do
sistema de escrita, referentes à avaliação do descritor reconhecer letras,
5 Vale ressaltar que, quanto a este descritor, foi localizada apenas uma questão.
6 Vale ressaltar que, quanto a este descritor, foi localizada apenas uma questão.
127
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 127 04/07/2018 16:40:53