Page 122 - Garantia do Direito à Educação
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Darlize Teixeira de Mello
da”, uma vez que esses instrumentos avaliativos seguem uma lógica
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de funcionamento que conforma os alfabetizandos em níveis, posicio-
nando-os numa escala avaliativa que também pretende conformar os
alfabetizadores, direcionando suas práticas pedagógicas, determinando
etapas a serem superadas, estabelecendo e medindo “desvios”.
Avaliando a alfabetização e o letramento na Rede Municipal
de Ensino de Porto Alegre – algumas contestações
Para realizar o recorte da pesquisa que ora apresento, selecionei as
fichas de correção (gabaritos) das edições de 2008-2015/Testes 1 e 2,
das turmas de 2º ano do ensino fundamental, dessa Rede Municipal de
Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) que participaram das edições de
2008-2015 da Provinha Brasil, organizando-as em tabelas com vistas a
tabular os dados estatísticos. Considerando esses dados, classifiquei as
questões dos testes 1 e 2, das diferentes edições, por níveis de percen-
tual de acertos, selecionando os resultados de maior e menor percen-
tual de acertos dos alunos da Rede (RMEPOA).
Esmiuçando esses dados, “moldei-os” numa perspectiva de aná-
lise dos estudos da alfabetização e letramento para entender os pres-
supostos do instrumento avaliativo e os desmontei para compor uma
análise sobre os mecanismos e estratégias de governamento e autogo-
verno prescritos nos discursos desse instrumento, fabricando formas de
regulação da alfabetização nacionalmente, amparada, para tanto, nos
estudos culturais.
Com essas considerações iniciais, passo à análise da aplicação da
Provinha Brasil, no período de 2008 a 2015, na Rede Municipal de En-
sino de Porto Alegre, com vistas a examinar seu uso como instrumento
de avaliação diagnóstica e prognóstica.
2 O termo “sob medida” foi tomado emprestado do Capítulo 3, com mesma intitulação (Alfabetização
sob medida) do livro de Mortatti (2000), Os sentidos da alfabetização: São Paulo (1876/1994). Neste
trabalho, o empréstimo do termo está associado à ideia de regulação da alfabetização enquanto insti-
tuição de práticas e políticas públicas.
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