Page 122 - Garantia do Direito à Educação
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Darlize Teixeira de Mello


                    da”,  uma vez que esses instrumentos avaliativos seguem uma lógica
                        2
                    de funcionamento que conforma os alfabetizandos em níveis, posicio-
                    nando-os numa escala avaliativa que também pretende conformar os
                    alfabetizadores, direcionando suas práticas pedagógicas, determinando
                    etapas a serem superadas, estabelecendo e medindo “desvios”.


                    Avaliando a alfabetização e o letramento na Rede Municipal
                    de Ensino de Porto Alegre – algumas contestações


                         Para realizar o recorte da pesquisa que ora apresento, selecionei as
                    fichas de correção (gabaritos) das edições de 2008-2015/Testes 1 e 2,
                    das turmas de 2º ano do ensino fundamental, dessa Rede Municipal de
                    Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) que participaram das edições de
                    2008-2015 da Provinha Brasil, organizando-as em tabelas com vistas a
                    tabular os dados estatísticos. Considerando esses dados, classifiquei as
                    questões dos testes 1 e 2, das diferentes edições, por níveis de percen-
                    tual de acertos, selecionando os resultados de maior e menor percen-
                    tual de acertos dos alunos da Rede (RMEPOA).
                         Esmiuçando esses dados, “moldei-os” numa perspectiva de aná-
                    lise dos estudos da alfabetização e letramento para entender os pres-
                    supostos do instrumento avaliativo e os desmontei para compor uma
                    análise sobre os mecanismos e estratégias de governamento e autogo-
                    verno prescritos nos discursos desse instrumento, fabricando formas de
                    regulação da alfabetização nacionalmente, amparada, para tanto, nos
                    estudos culturais.
                         Com essas considerações iniciais, passo à análise da aplicação da
                    Provinha Brasil, no período de 2008 a 2015, na Rede Municipal de En-
                    sino de Porto Alegre, com vistas a examinar seu uso como instrumento
                    de avaliação diagnóstica e prognóstica.




                    2  O termo “sob medida” foi tomado emprestado do Capítulo 3, com mesma intitulação (Alfabetização
                    sob medida) do livro de Mortatti (2000), Os sentidos da alfabetização: São Paulo (1876/1994). Neste
                    trabalho, o empréstimo do termo está associado à ideia de regulação da alfabetização enquanto insti-
                    tuição de práticas e políticas públicas.


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