Page 118 - Garantia do Direito à Educação
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Adriano Naves de Brito


                    Da gestão do ecossistema educacional de Porto Alegre:
                    coordenação e qualificação


                         Secretarias municipais de Educação são, em geral, consideradas
                    como  repartições  para  o cuidado  e  atendimento  às  redes  municipais
                    públicas, estatais ou não. Para o atendimento, portanto, das redes que
                    dependem fundamentalmente de recursos públicos para o seu funcio-
                    namento. Com isso, contudo, cumprem apenas parte do que lhes cabe
                    como braço do Estado no sistema de ensino. A obrigação de defender o
                    direito ativo de oferta de serviços educacionais pela sociedade civil, de
                    coordenar esta oferta de modo a que atenda da melhor maneira possível
                    os interesses públicos e de promover a qualificação da oferta em todo o
                    sistema e para cada um dos modelos de oferta é apenas parcial e insufi-
                    cientemente cumprida com a concepção de uma secretaria para as redes
                    municipais. De fato, ainda mais parcial e insuficiente se considerarmos
                    que o cuidado com as redes comunitárias ocupam um lugar muito secun-
                    dário na ação das secretarias. Em Porto Alegre, o quadro é esse.
                         O orçamento da SMED é evidência incontestável para esse diag-
                    nóstico. Em 2017, 83 % dele será consumido com a rede municipal
                    estatal e apenas 9 % com a rede comunitária. Na manutenção dos ser-
                    viços de gestão da Smed, consome-se 8 %. A secretaria, ademais, não
                    está capacitada para monitorar o sistema. Faltam-lhe desde recursos
                    humanos e setores no organograma até sistemas de informação que a
                    habilitem à tarefa. A título de exemplo, a SMED não tem condições
                    de dar informações à população sobre nenhuma das quase seis cente-
                    nas de creches privadas que oferecem Educação Infantil na cidade. O
                    cidadão recorre a esse sistema sem que o poder público lhe possa dar
                    informações que lhe orientem a escolha.
                         Assim como no caso da construção da pluralidade do sistema, o
                    despreparo da Secretaria para a tarefa que é sua de coordenar, monito-
                    rar e qualificar o sistema não foi obra de um projeto, mas resultado de
                    um processo movido aos impulsos dos acontecimentos. E, no entanto,
                    é preciso que a Secretaria cumpra essa tarefa e, para isso, que se prepa-
                    re para cumpri-la.


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