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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 A avaliação da alfabetização e do letramento – Provinha Brasil


                      Destinada aos alunos em processo de alfabetização infantil, a Pro-
                 vinha Brasil  tem sido aplicada a todos os alunos matriculados no se-
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                 gundo ano de escolarização do ensino fundamental de nove anos.
                      Antes de começar a análise dos resultados nos testes, apresento, a
                 seguir, a matriz de referência da Provinha Brasil com seus respectivos
                 eixos, objetivando evidenciar o que será avaliado.
                      Saliento, de início, que o eixo oralidade não foi avaliado desde a sua
                 primeira edição, conforme justificativa localizada no documento Brasil
                 (2008, p. 14), que informa que: “A oralidade, embora fundamental para
                 o desenvolvimento e aquisição da linguagem escrita, não será avaliada
                 devido às limitações impostas pela natureza da avaliação proposta”, que
                 o eixo compreensão e valorização da cultura escrita “não é tratado separada-






















                 Figura 1: A matriz de referência da Provinha Brasil.
                 Fonte: Mello (2012, p. 221).


                 3  Nas edições de 2008 a 2015, esse instrumento de avaliação foi elaborado pelo Instituto Nacional de
                 Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação em parceria com
                 outros colaboradores. Ressalto, ainda, que esse instrumento de avaliação, além desses elaboradores, co-
                 laboradores e consultores, está aliado às metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, a partir do
                 imperativo de todas as crianças com até oito anos de idade estar alfabetizadas, bem como a outras políticas
                 públicas, tais como: Plano Nacional do Livro Didático (PNLD); Programa Nacional de Biblioteca da
                 Escola (PNBE); Programa de Formação Continuada: Rede Nacional de Formação, ou seja, os mesmos
                 Centros colaboradores da formulação da Provinha Brasil e do Pró-letramento e o  Programa Nacional do
                 Livro Didático (PNLD) (Mello, 2012).


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