Page 126 - Garantia do Direito à Educação
P. 126
Darlize Teixeira de Mello
nível 2, tais alunos já teriam consolidadas as habilidades do nível anterior e
seriam capazes de ler palavras compostas por sílabas canônicas, incluindo a
possibilidade de ler algumas palavras com ortografia mais complexa; no ní-
vel 3, consolidadas as habilidades do nível anterior, os alunos leriam frases
e textos de aproximadamente cinco linhas, identificando a sua finalidade;
no nível 4, o domínio dos textos lidos passaria a ser de oito a dez linhas,
reconhecendo o seu assunto, localizando informações explícitas e fazendo
algumas inferências; no nível 5, seriam posicionados como alfabetizados,
naquilo que a Provinha avaliou em relação aos níveis anteriores, uma vez
que outras habilidades são próprias de eixos que não foram avaliados. As-
sim, tal instrumento avaliativo pretende “medir” a leitura, no que se refere
à alfabetização e ao letramento ou, dito de outra forma, sua pretensa ava-
liação se restringe ao alfabetizar letrando na leitura.
A seguir, examino a aplicação da Provinha Brasil na Rede Muni-
cipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) por meio do mapeamento
de questões com maior e menor percentual de acertos, com vistas a
refletir sobre tais resultados enquanto novas formas de posicionar os
alfabetizandos a partir desses níveis.
Os resultados da Provinha Brasil na Rede Municipal
de Ensino de Porto Alegre em suspeição
Considerando as fichas de resposta (gabarito ) da Provinha Brasil
4
das edições e testes de 2008 a 2015 – testes 1 e 2, de escolas da RME-
POA que aplicaram a Provinha Brasil, passo a evidenciar uma mostra
dos resultados dessa aplicação. Os dados estatísticos provenientes des-
ses resultados foram analisados de forma que ficassem em evidência as
questões de maior e menor percentual de acertos.
A escolha de 160 questões para análise de um total de 350 corres-
ponde às que a RMEPOA obteve maior e menor percentual de acertos.
Cabe lembrar que os dados percentuais que compõem a base de análise
®
4 Esses gabaritos foram digitados em banco de dados construído em planilha eletrônica Microsoft Excel ,
e a análise estatística desses dados contou com o auxílio do software estatístico SPSS (Statistical Package
for Social Sciences) versão 10.0 para Windows.
126
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 126 04/07/2018 16:40:53