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Darlize Teixeira de Mello


                    nível 2, tais alunos já teriam consolidadas as habilidades do nível anterior e
                    seriam capazes de ler palavras compostas por sílabas canônicas, incluindo a
                    possibilidade de ler algumas palavras com ortografia mais complexa; no ní-
                    vel 3, consolidadas as habilidades do nível anterior, os alunos leriam frases
                    e textos de aproximadamente cinco linhas, identificando a sua finalidade;
                    no nível 4, o domínio dos textos lidos passaria a ser de oito a dez linhas,
                    reconhecendo o seu assunto, localizando informações explícitas e fazendo
                    algumas inferências; no nível 5, seriam posicionados como alfabetizados,
                    naquilo que a Provinha avaliou em relação aos níveis anteriores, uma vez
                    que outras habilidades são próprias de eixos que não foram avaliados. As-
                    sim, tal instrumento avaliativo pretende “medir” a leitura, no que se refere
                    à alfabetização e ao letramento ou, dito de outra forma, sua pretensa ava-
                    liação se restringe ao alfabetizar letrando na leitura.
                         A seguir, examino a aplicação da Provinha Brasil na Rede Muni-
                    cipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) por meio do mapeamento
                    de questões com maior e menor percentual de acertos, com vistas a
                    refletir sobre tais resultados enquanto novas formas de posicionar os
                    alfabetizandos a partir desses níveis.


                    Os resultados da Provinha Brasil na Rede Municipal
                    de Ensino de Porto Alegre em suspeição


                         Considerando as fichas de resposta (gabarito ) da Provinha Brasil
                                                                    4
                    das edições e testes de 2008 a 2015 – testes 1 e 2, de escolas da RME-
                    POA que aplicaram a Provinha Brasil, passo a evidenciar uma mostra
                    dos resultados dessa aplicação. Os dados estatísticos provenientes des-
                    ses resultados foram analisados de forma que ficassem em evidência as
                    questões de maior e menor percentual de acertos.
                         A escolha de 160 questões para análise de um total de 350 corres-
                    ponde às que a RMEPOA obteve maior e menor percentual de acertos.
                    Cabe lembrar que os dados percentuais que compõem a base de análise




                                                                                      ®
                    4  Esses gabaritos foram digitados em banco de dados construído em planilha eletrônica Microsoft Excel ,
                    e a análise estatística desses dados contou com o auxílio do software estatístico SPSS (Statistical Package
                    for Social Sciences) versão 10.0 para Windows.

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