Page 130 - Garantia do Direito à Educação
P. 130

Darlize Teixeira de Mello


                    os alunos da RMEPOA corresponderam melhor ao descritor: identi-
                    ficar a sílaba. Apresento, então, a questão 4 classificada em primeiro
                    lugar (2010/Teste 2), considerando tal habilidade (Figura 5):
                         A questão 3/Teste 2 (2009) avalia a habilidade de reconhecer
                    a sílaba da palavra que representa o objeto na imagem. Parece-me
                    que a “habilidade de estabelecer relação entre unidades sonoras –
                    no caso, a sílaba – e suas representações gráficas” (Brasil, 2010, p.
                    13) tem sido uma habilidade conquistada pelos alunos. Assim, vale
                    ressaltar que, como o teste exemplificado é o teste 2, evidencia-se
                    que está é uma habilidade consolidada no final do segundo ano do
                    primeiro ciclo. 1112


































                    Figura 5: Caderno do Aluno  Questão 3/Teste 2. 12
                                          11
                    Fonte: Mello (2012, p. 247).



                    11  Na Questão 3 – edição de 2009/Teste 2 (Figura 5): (Imagem: MAÇÃ): Qual a primeira sílaba do nome
                    da figura que você viu?
                    12  Essa Questão 3, edição de 2009/Teste 2, obteve o primeiro lugar quanto ao percentual de acertos (94 %)
                    entre os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que realizaram o teste.


                    130





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   130                       04/07/2018   16:40:53
   125   126   127   128   129   130   131   132   133   134   135