Page 130 - Garantia do Direito à Educação
P. 130
Darlize Teixeira de Mello
os alunos da RMEPOA corresponderam melhor ao descritor: identi-
ficar a sílaba. Apresento, então, a questão 4 classificada em primeiro
lugar (2010/Teste 2), considerando tal habilidade (Figura 5):
A questão 3/Teste 2 (2009) avalia a habilidade de reconhecer
a sílaba da palavra que representa o objeto na imagem. Parece-me
que a “habilidade de estabelecer relação entre unidades sonoras –
no caso, a sílaba – e suas representações gráficas” (Brasil, 2010, p.
13) tem sido uma habilidade conquistada pelos alunos. Assim, vale
ressaltar que, como o teste exemplificado é o teste 2, evidencia-se
que está é uma habilidade consolidada no final do segundo ano do
primeiro ciclo. 1112
Figura 5: Caderno do Aluno Questão 3/Teste 2. 12
11
Fonte: Mello (2012, p. 247).
11 Na Questão 3 – edição de 2009/Teste 2 (Figura 5): (Imagem: MAÇÃ): Qual a primeira sílaba do nome
da figura que você viu?
12 Essa Questão 3, edição de 2009/Teste 2, obteve o primeiro lugar quanto ao percentual de acertos (94 %)
entre os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre que realizaram o teste.
130
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 130 04/07/2018 16:40:53