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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                      Para entender melhor como os conceitos de alfabetização e letra-
                 mento e como os eixos e descritores que os representam estão presentes
                 nas oito edições da Provinha Brasil examinadas neste artigo, início a
                 apresentação da estrutura desse instrumento avaliativo com vistas a
                 identificar quantitativamente os eixos e descritores das matrizes de re-
                 ferência das edições 2008 a 2015.
                      Informo, inicialmente, que os testes da Provinha Brasil totaliza-
                 ram 27 questões na edição de 2008 – Testes 1 e 2, passando a totalizar
                 24 questões, entre as edições de 2009 a 2010 e a totalizar 20 questões
                 de 2011 a 2015. Quanto ao tipo de questões, somente na edição de
                 2008 foram incluídas questões abertas, todas elas do eixo escrita. As-
                 sim, das 27 questões da edição de 2008, 24 delas eram de múltipla
                 escolha, enquanto três eram abertas. A partir da edição de 2009, todas
                 as questões passam a ser somente de múltipla escolha.
                      Quanto ao aumento da complexidade na sequência de apresenta-
                 ção das questões, uma análise da estrutura da Provinha nas oito edições
                 permite localizar dois grupos de questões: um primeiro grupo, forma-
                 do pelas questões que contemplam os descritores do eixo apropriação
                 do sistema de escrita, envolvendo, principalmente, o reconhecimento de
                 letras e de sílabas, como também a relação grafema-fonema; enquanto
                 um segundo grupo formado por questões que contemplam os descritores
                 do eixo leitura envolve, por um lado, a leitura de palavras com sílabas
                 canônicas (consoante/vogal) e não canônicas (vogal/consoante/vogal) e
                 a leitura de frases e textos curtos, e, por outro, o reconhecimento da fina-
                 lidade e do assunto de diferentes suportes e gêneros textuais, como tam-
                 bém exploração da tipologia do texto narrativo e do uso de inferências.
                      Apresento assim os cinco níveis de desempenho na Provinha Bra-
                 sil a partir de um mapeamento da categorização usada para posicionar
                 os alfabetizandos em cada um desses níveis.
                      A Provinha Brasil inventa mais uma forma de avaliar: por itens, cujo
                 amparo discursivo estatístico está na Teoria de Reposta ao Item (TRI) para
                 posicionar os alfabetizandos em cinco níveis: no nível 1 estariam posicio-
                 nados os alunos que estariam começando a se apropriar do domínio das
                 regras que orientam o uso do sistema alfabético para ler e escrever; no


                                                                                 125





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