Page 121 - Garantia do Direito à Educação
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A Provinha Brasil em análise na Rede
Municipal de Ensino de Porto Alegre 1
Darlize Teixeira de Mello
Neste artigo, examino os discursos estatísticos e pedagógicos
contemporâneos relativos à avaliação destinada às classes de alfa-
betização, acompanhando a trajetória da avaliação na Rede Muni-
cipal de Ensino de Porto Alegre (RME), a partir da implementação
da política de avaliação externa, no caso a Provinha Brasil. Situo
como corpus de análise a Provinha Brasil, problematizando a emer-
gência dessa avaliação, de forma a discutir suas finalidades e seus
possíveis efeitos enquanto prática externa e interna de avaliação
escolar. Reconheço essa avaliação, como “alfabetização sob medi-
1 Este artigo constitui uma versão parcial da tese de doutorado intitulada Provinha Brasil (ou “Provi-
nha de Leitura”?): mais uma “avaliação sob medida” do processo de alfabetização e “letramento inicial”?,
apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, sob orientação da Prof.ª Dr.ª
Iole Maria Faviero Trindade, defendida em agosto de 2012, e da análise de resultados da pesquisa
“O desempenho na leitura da avaliação diagnóstica Provinha Brasil dos alunos nos anos iniciais
da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre”, vinculada ao Projeto Interinstitucional “A inclusão
escolar e as avaliações em larga escala: efeitos sobre o currículo e o trabalho docente na educação
básica”, coordenado pela Prof.ª Drª. Clarice Salete Traversini.
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