Page 121 - Garantia do Direito à Educação
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A Provinha Brasil em análise na Rede

                 Municipal de Ensino de Porto Alegre                              1




                                                             Darlize Teixeira de Mello

















                      Neste artigo, examino os discursos estatísticos e pedagógicos
                 contemporâneos relativos à avaliação destinada às classes de alfa-
                 betização, acompanhando a trajetória da avaliação na Rede Muni-
                 cipal de Ensino de Porto Alegre (RME), a partir da implementação
                 da política de avaliação externa, no caso a Provinha Brasil. Situo
                 como corpus de análise a Provinha Brasil, problematizando a emer-
                 gência dessa avaliação, de forma a discutir suas finalidades e seus
                 possíveis efeitos enquanto prática externa e interna de avaliação
                 escolar. Reconheço essa avaliação, como “alfabetização sob medi-





                 1  Este artigo constitui uma versão parcial da tese de doutorado intitulada Provinha Brasil (ou “Provi-
                 nha de Leitura”?): mais uma “avaliação sob medida” do processo de alfabetização e “letramento inicial”?,
                 apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, sob orientação da Prof.ª Dr.ª
                 Iole Maria Faviero Trindade, defendida em agosto de 2012, e da análise de resultados da pesquisa
                 “O desempenho na leitura da avaliação diagnóstica  Provinha Brasil dos alunos nos anos iniciais
                 da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre”, vinculada ao Projeto Interinstitucional “A inclusão
                 escolar e as avaliações em larga escala: efeitos sobre o currículo e o trabalho docente na educação
                 básica”, coordenado pela Prof.ª Drª. Clarice Salete Traversini.


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