Page 135 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
sem ou não um todo coerente, que fizesse sentido, que criasse, uma
compreensão global do texto, entre esses cito: o aluno leitor; a es-
trutura do instrumento avaliativo, a produção acadêmica existente
contestada nessa avaliação e as condições de possibilidade para a
aplicação desse instrumento.
Alerto, assim, sobre a (in)visibilidade do letramento por decor-
rência de questões que se mostram inadequadas, em sua maioria, quan-
to à sua formulação, para mostrar o que os alfabetizandos sabem sobre
finalidade, assunto, informações explícitas e inferências. Digo isso, por
julgar que, a concentração dos maiores percentuais de acertos nessas
questões não decorre do que os alfabetizandos da RMEPOA sabem,
mas do que foi avaliado e da forma como foi avaliado e que ocasiona a
visibilização da alfabetização avaliada.
Considerações finais
Seguindo a lógica das tecnologias estatísticas, dos cálculos, em
que aquilo que parecia “opaco” ganha uma “visibilidade produtiva”,
deixo algumas inquietações: Quais formações e pesquisas na/sobre a
RMEPOA têm sido feitas no sentido de analisar os documentos da
Provinha Brasil e nossas práticas docentes? Que impacto tem tido a
aplicação deste material em nosso fazer pedagógico? Quais formações
têm tido os alfabetizadores para poderem articular em suas práticas pe-
dagógicas os “discursos das políticas públicas”, considerando este tipo
de avaliação, uma vez que está articulação acontece entrelaçada ao
PNLD, ao PINAIC, ao PNE... Valho-me da metáfora da “floresta” de
Werle (2010, p. 25) para me fazer entender:
Por suas características, as avaliações como SAEB e Prova
Brasil apresentam a “floresta” [...] e caso produzam alguma
informação sobre as árvores, não passa da afirmativa de
que são árvores (nível genérico), não chegando à especi-
ficação do tipo, tempo de vida, se é muda nova ou planta
robusta, se floresceu abundantemente ou não produz frutos
há algum tempo, se contém jacarandás, jequitibás ou ipês.
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