Page 140 - Garantia do Direito à Educação
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Isabel Letícia Pedroso de Medeiros


                                     ências da informação e de sistemas, elevadas à condição de
                                     pilares da educação contemporânea. (Freitas, 2013, p. 49)

                         Portanto, a qualidade em educação é definida por um padrão de
                    aprendizagem preestabelecido, que será mensurado através de avalia-
                    ções externas, que por sua vez estão subordinadas a programas inter-
                    nacionais de avaliação.
                         O mesmo autor postula que a implementação do neotecnicismo
                    no Brasil não foi mais intensa e profunda em função dos dois governos
                    de Luís Inácio Lula da Silva, quando foi contingenciado por concepções
                    concorrentes fundadas no princípio da gestão democrática, mas mesmo
                    nesses períodos ampliou espaços e conquistou avanços, promovendo um
                    processo contraditório nas políticas educacionais. É nesse contexto que se
                    implementa o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,  inserido
                                                                               1
                    no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado em 2007.
                         Assim, estamos vivendo no país uma forte disputa entre o mo-
                    delo neoliberal, que avança hoje com força e velocidade, e o modelo
                    da gestão democrática, defendido por forças progressistas e que ganha
                    mais vitalidade em estados e municípios nos quais frentes democráticas
                    assumem os governos. Porém, há a presença contraditória desses dois
                    modelos em concomitância/concorrência nas políticas educacionais,
                    em nível nacional, estadual e municipal, ambos defendidos/contesta-
                    dos tanto pelos gestores quanto pela sociedade civil organizada.
                         A gestão democrática é uma bandeira de luta histórica no campo
                    da educação, que ganhou força com a redemocratização do país. Está
                    ancorada: na concepção de educação como direito de todos; na cons-




                    1  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e
                    Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacio-
                    nal e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB funciona como um indicador nacional que
                    possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com
                    o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois
                    componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados
                    pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias
                    de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da
                    Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo
                    IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até
                    2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.


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