Page 139 - Garantia do Direito à Educação
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Concepções de qualidade e
avaliação da Educação presentes
na Meta 7 dos planos de Educação:
gestão democrática versus gerencialismo
Isabel Letícia Pedroso de Medeiros
O campo da educação sofreu, a partir da década de 1990, uma
grande ofensiva das proposições neoliberais, que buscam imprimir em
todos os setores sociais a lógica de mercado, fundamentada na racio-
nalidade, eficiência, produtividade, objetividade, buscando enquadrar
tanto currículo/conteúdos quanto gestão, organização e funcionamen-
to da escola nesta perspectiva. Neste cenário, a disputa de concepções
de qualidade em e da educação e de avaliação educacional, em sintonia
com esse paradigma, é fundamental. Conforme aponta Freitas, atu-
almente a teoria da responsabilização e/ou meritocracia se apresenta
como a configuração do neotecnicismo, que rememora o modelo vi-
gente durante a ditadura militar:
[...] em que se propõe a mesma racionalidade técnica de an-
tes na forma de “standarts” de aprendizagem medidos em
testes padronizados, com ênfase nos processos de gerencia-
mento da força de trabalho da escola (controle pelo proces-
so, bônus e punições), ancoradas nas mesmas concepções
oriundas da psicologia behaviorista, da econometria, das ci-
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