Page 139 - Garantia do Direito à Educação
P. 139

Concepções de qualidade e

                 avaliação da Educação presentes

                 na Meta 7 dos planos de Educação:

                 gestão democrática versus gerencialismo




                                                   Isabel Letícia Pedroso de Medeiros












                      O campo da educação sofreu, a partir da década de 1990, uma
                 grande ofensiva das proposições neoliberais, que buscam imprimir em
                 todos os setores sociais a lógica de mercado, fundamentada na racio-
                 nalidade, eficiência, produtividade, objetividade, buscando enquadrar
                 tanto currículo/conteúdos quanto gestão, organização e funcionamen-
                 to da escola nesta perspectiva. Neste cenário, a disputa de concepções
                 de qualidade em e da educação e de avaliação educacional, em sintonia
                 com esse paradigma, é fundamental. Conforme aponta Freitas, atu-
                 almente a teoria da responsabilização e/ou meritocracia se apresenta
                 como a configuração do neotecnicismo, que rememora o modelo vi-
                 gente durante a ditadura militar:


                                  [...] em que se propõe a mesma racionalidade técnica de an-
                                  tes na forma de “standarts” de aprendizagem medidos em
                                  testes padronizados, com ênfase nos processos de gerencia-
                                  mento da força de trabalho da escola (controle pelo proces-
                                  so, bônus e punições), ancoradas nas mesmas concepções
                                  oriundas da psicologia behaviorista, da econometria, das ci-


                                                                                 139





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   139                       04/07/2018   16:40:53
   134   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144