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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 trução coletiva do conceito de qualidade socialmente referenciada, a
                 partir da discussão da função social da educação; na formação inte-
                 gral, visando à participação cidadã e a dignidade humana; na avaliação
                 emancipatória, na qual a dimensão qualitativa se sobrepõe à quantita-
                 tiva; na autonomia da comunidade escolar e na valorização dos proces-
                 sos participativos locais.
                      Em contraposição, o gerencialismo associa educação à meritocracia e
                 à responsabilização; afirma-se na pretensão da neutralidade científica, na
                 racionalidade, eficiência e produtividade, buscando processos objetivos e
                 operacionais; fundamenta-se no comportamentalismo e na econometria;
                 a qualidade está subordinada à lógica da administração, do mercado, dos
                 resultados; valoriza os processos de apostilamento e privatização; os testes
                 de larga escala funcionam como mecanismos de direcionamento da força
                 de trabalho; promove a indústria da avaliação e tutoria, criando um siste-
                 ma de avaliação externa desvinculado das realidades locais.
                      As últimas conferências nacionais de educação, Conae 2010 e Co-
                 nae 2014, afirmaram a perspectiva democrática, com a participação da
                 sociedade na elaboração das políticas públicas, entendidas como ações de
                 estado e não programas de governos. Tiveram como foco a discussão do
                 Plano Nacional de Educação, plano decenal que materializa o planeja-
                 mento educacional, em conformidade com o Artigo 214 da Constituição
                 Federal, trazido pela Emenda Constitucional nº 59/2009, articulador do
                 Sistema Nacional de Educação. Nas referidas conferências, prevaleceu a
                 crítica contundente ao avanço da perspectiva neoliberal nas políticas pú-
                 blicas. Sobre avaliação, o documento final da Conae 2010 postula:


                                  [...] a efetivação de uma política nacional de avaliação articulada
                                  ao subsistema, deve ser entendida como processo contínuo e que
                                  contribua para o desenvolvimento dos sistemas de ensino, e não
                                  para o mero “ranqueamento” e classificação das escolas e insti-
                                  tuições educativas – tanto as públicas, quanto as privadas –, e do
                                  processo ensino-aprendizagem, resultando em uma educação de
                                  qualidade socialmente referenciada. (Brasil, 2010, p. 54)

                      O documento-referência da Conae 2014 também orienta para o
                 distanciamento de uma perspectiva neotecnicista voltada apenas para


                                                                                 141





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