Page 208 - Garantia do Direito à Educação
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Jane Paiva


                    dos interesses da elite econômica e política. O registro desses processos
                    de participação e controle social na definição de políticas públicas, por-
                    tanto, são indispensáveis para que não se percam na memória do que
                    se vinha constituindo como uma outra sociedade.
                         Incorporando a ideia de que na educação se ampliam os direitos à
                    escolarização com a presença de velhos sujeitos (os já incorporados aos sis-
                    temas educativos), e a chegada de novos sujeitos, marca-se a diversidade
                    de fazeres e origens, de populações jovens, adultas e idosas historicamen-
                    te excluídas do sistema educativo e com direitos subtraídos da cidadania.
                         Refletir sobre um programa, tomado como política pública de di-
                    reito, em redes federais de ensino médio integrado à educação profis-
                    sional e tecnológica – o Programa Nacional de Integração da Educação
                    Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e
                    Adultos (Proeja) – significa pensar o quanto este Programa induziu, ini-
                    cialmente, escolas tradicionais de formação média – antes acessíveis a
                    jovens submetidos a rigoroso processo de seleção, em maioria oriundos
                    de instituições consideradas de “boa qualidade” (os velhos sujeitos das
                    “boas” escolas privadas e cursos preparatórios) – a se voltarem a um
                    novo público, privado do direito à formação técnica: jovens e adultos
                    com trajetórias escolares interrompidas e descontínuas, oriundos de
                    escolas públicas cujos problemas de qualidade têm desafiado governos
                    e gestores comprometidos, no país.
                         Ensaiarei algumas implicações pedagógicas e políticas resul-
                    tantes dessa forma de conceber política pública que afetaram os
                    desenhos propostos, principalmente no tocante à modalidade de
                    educação de jovens e adultos (EJA) e à educação profissional. Ou-
                    sarei apontar, por fim, alguns indicativos metodológicos – funda-
                    mentos para este campo de estudos e proposições que o constitu-
                    íram, estimulado pelos muitos modos de pensar/fazer Proeja, pelo
                    Brasil afora. Estarei atenta, ainda, ao propugnado pela Meta 10 do
                    Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, aprovado com o
                    compromisso de oferecer, no mínimo, 25 % das matrículas da EJA
                    no ensino fundamental e médio na forma integrada à educação pro-
                    fissional, no decurso do prazo de vigência do Plano.


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