Page 210 - Garantia do Direito à Educação
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Jane Paiva


                    por meio da vivência do método democrático: “há, assim, um funda-
                    mento ontológico e histórico para a luta política em torno não apenas
                    da democracia, mas de seu constante aperfeiçoamento”.
                         Para Freire, o sentido de um projeto educador é não apenas
                    ensinar a letra, mas levar o homem à consciência de si, do outro,
                    da natureza. Será possível, então, ensinar democracia? O que sig-
                    nifica educar para a democracia? As questões remetem às relações
                    contraditórias entre autoridade e liberdade, o que não se faz sem
                    envolver o poder, o econômico, a igualdade, a justiça, a ética. A
                    vocação humana do ser mais - fundamento ontológico e histórico -
                    implica não restringir a democracia à dimensão política,  com o que
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                    se negaria a si mesma.
                         Que lugar, então, a escola ocupa no processo de democratização
                    da sociedade? É possível democratizar a sociedade sem que a escola se
                    democratize – o que envolve conteúdos e o próprio ensino?
                         A condenação à exclusão de direitos ou à inclusão precária (Mar-
                    tins, 2009) é ainda bastante visível no Brasil, apesar do processo de
                    industrialização e urbanização pelo qual passou, desde a segunda me-
                    tade dos anos 1990. A industrialização garantiu mudanças radicais nos
                    modos de produção e definiu uma nova organização social e do mundo
                    do trabalho, mas fez-se à custa de processos de desenvolvimento que
                    os homens trabalhadores não viveram, nem como sujeitos, nem como
                    trabalhadores, integrando-os à margem, sem acompanhar nem usu-
                    fruir de aceleradas transformações a eles submetidas, para continuar a
                    produzir lucro e competitividade.
                         Nos tempos atuais, em 2017, a ruptura da Consolidação das Leis do
                    Trabalho, um contrato antes adequado aos tempos contemporâneos no se-
                    vero mundo capitalista, precarizou ainda mais – e sem volta, ao que parece
                    – a condição de direitos de trabalhadores, retrocedendo em conquistas
                    duramente realizadas.




                    2  Freire assinala que, entendida assim, a democracia se limita ao direito do voto, que se oferece às massas
                    populares, o que demonstra como, historicamente, esta sempre foi a escolha das elites, acentuando a
                    desigualdade e a negação de direitos em geral, assim como as discriminações de toda a sorte, que negam a
                    tolerância, para ele um sine qua non da democracia.


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