Page 213 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
alimenta os próprios trabalhadores, que não percebem as armadilhas
que essas políticas contêm. Governos mais progressistas também incor-
rem nessa via rápida, como se pode observar no caso do Pronatec, que
ao ser proposto desmobilizou, em muito, toda a construção e premissas
constituídas pelo Proeja, que previra para trabalhadores mais do que
cursos de curta duração, mas formação geral, integrada e humana, na
acepção mais ampla de formação de trabalhadores.
Diferentemente do discurso hegemônico de que a escola do pobre
deve “preparar” para o trabalho - entendido como mão de obra barata
para um mercado de atividades subalternizadas - a educação profissio-
nal que estudiosos do campo de trabalho e educação, principalmente,
vinham defendendo, assentava-se na perspectiva de superação dessa
ideia restrita, operacional, simplificada, para substituí-la pela compre-
ensão ontológica de que homens e mulheres, pelo trabalho, produzem
o mundo para si e, ao fazê-lo, produzem conhecimentos científicos e
tecnológicos, apropriando-se histórica e socialmente dos demais co-
nhecimentos e valores de seu tempo.
Os novos sujeitos de direito: jovens e adultos
e Educação Profissional
Paradoxalmente, jovens e adultos excluídos do direito à educa-
ção são os mesmos que integram a População Economicamente Ativa
(PEA), produzindo, com sua força de trabalho, a riqueza do país.
O movimento de globalização do capitalismo, ao final do século
XX, carregando consigo a globalização do mundo do trabalho, o que
compreende tanto a questão social, quanto o movimento dos próprios
trabalhadores, altera suas demandas educacionais. Tanto o mundo do
trabalho, quanto o dos trabalhadores apresentam características mun-
diais, ou seja, não se restringem apenas aos locais onde as relações se dão:
[...] são desiguais, estão dispersos pelo mundo, atravessando
nações e nacionalidades, implicando diversidades e desigual-
dades sociais, econômicas, políticas, culturais, religiosas, lin-
guísticas, raciais e outras. Inclusive apresentam as particula-
ridades de cada lugar, país ou região, por suas características
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