Page 214 - Garantia do Direito à Educação
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Jane Paiva
históricas, geográficas e outras. Entretanto, há relações, pro-
cessos e estruturas de alcance global que constituem o mundo
do trabalho e estabelecem as condições do movimento operá-
rio (Ianni, 1996, p. 17).
A perda do emprego passou a ser um processo seletivo, com e
sem relação direta ao nível de escolarização – a chamada “educa-
ção” – dos trabalhadores. Ao mesmo tempo em que se adensaram os
trabalhos informais, pela prestação de serviços, admitiu-se a pouca
escolaridade como “natural”, no âmbito dos trabalhos qualificados,
e a seleção se estabeleceu pelo predomínio de tecnologias e de sis-
temas eletrônicos - trabalhadores desencarnados que substituíram,
com vantagem, na linguagem do capital, os profissionais habilitados
para funções precisas.
O direito ao trabalho e à educação do trabalhador, como direi-
tos sociais, se complexificaram. Tensionaram-se relações entre velhos
e novos trabalhadores, uns apegados às conquistas históricas das quais
usufruíram direitos, outros em disputa pelo direito ao trabalho, na
ótica de ter alguma ocupação, em sociedades sem emprego. Os tra-
balhadores que se constituíram como tais pelo trabalho, e por esta via
constituíram-se cidadãos, questionavam-se sobre um futuro incerto,
duvidoso, e frequentemente admitiam que a insegurança era culpa in-
dividual, pela baixa escolaridade, pela pouca “educação”. No entanto,
como trabalhadores constituíram suas vidas, família, prole, educaram
seus filhos, exerceram a cidadania, ensinando o mesmo valor que os
constituíra, embora na prática, nem para si próprios, os valores fos-
sem mantidos. Desempregados, alimentaram a ilusão de novo empre-
go, buscando a chance renovada na escola ou nos cursos de formação
profissional, para conseguir novos empregos, para mantê-los ou para
ascender a níveis de maior prestígio.
O que caracterizou o mundo do trabalho no início do sécu-
lo XXI foi que ele se tornou, realmente, global. Não se globalizou
apenas o capitalismo, mas também o mundo do trabalho, impon-
do-lhe novas formas e novos significados. As mudanças afetaram
não apenas as forças produtivas em seus processos e dinâmicas, mas
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