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inoperância administrativa e incompetência burocrática a onerar o
fundo público. Com a privatização, dizia-se que o recurso público
obtido da transferência das empresas estatais para as empresas pri-
vadas, seria alocado nas áreas sociais, em benefício da população,
sobretudo a mais carante.
Mas isso, todavia, não ocorreu muito pelo contrário, uma vez
que houve carregamento dos recursos públicos para o pagamen-
to dos serviços do endividamento do Estado devido aos credores
privados, fundamentando a financeirização improdutiva da econo-
mia. Também foi disseminado que a desmontagem do setor produ-
tivo estatal viabilizaria a constituição de grandes grupos privados
com capacidade de competir no âmbito da globalização capitalista.
Pela inserção passiva e subordinada efetuada ao longo dos anos de
1990 À globalização, o Brasil não apenas perdeu o acesso soberano
às cadeias globais de valor como a transferência de empresas estatais
para o capital privado nacional se mostrou inviável. Assim, consta-
tou-se coomo grande parte da privatização brasileira terminou privi-
legiando a presença do capital externo e de fundos públicos.
Sem ter gerado a difusão de campeãs nacionais, parcela das em-
presas privadas foi incorporada pelas corporações transnacionais.
Além de elevar ainda mais consideravelmente a presença do capital
externo no comando da economia nacional, o país perdeu a opor-
tunidade de ampliar a sua capacidade produtiva.
Ao longo dos anos de 1990, o ingresso dos Investimentos Diretos
Externos no Brasil se mostrou incapaz de elevar a taxa interno dos
investimentos, o que se traduziu no prolongamento do contido di-
namismo econômico nacional e no elevado desemprego aberto. Ao
mesmo tempo, o endividamento do setor público alcançou inédi-
to patamar, concomitante com o desencadeamento antecipado da
desindustrialização.
Nos governos do PT (2003-2016), a reestruturação do Estado
contou com a criação de 43 novas empresas públicas, o que re-
presentou a nítida reversão do sentido privatizante herdado dos
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