Page 108 - Garantia do Direito à Educação
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Célia Maria Trevisan Teixeira


                                     nicípio estejam articuladas com as Conferências Estadual e
                                     Nacional de Educação;
                                     VIII - coordenar os processos de construção dos Planos Muni-
                                     cipais de Educação/PMEs;
                                     IX - coordenar o monitoramento e avaliação da implementação
                                     dos Planos Municipais de Educação; (grifo nosso)
                                     X - acompanhar, junto à Câmara Municipal de Vereadores,
                                     a tramitação de projetos legislativos relativos à política mu-
                                     nicipal de educação;
                                     XI - articular ações com outros fóruns setoriais e temáticos re-
                                     levantes na efetivação dos PMEs.

                         Acerca do FME, é importante destacar que ele possui uma Coorde-
                    nação Geral e uma Coordenação Colegiada, composta pelos três membros
                    da Geral, mais os coordenadores de cada uma das 4 (quatro) comissões
                    temáticas, a saber: Gestão democrática dos sistemas de ensino, regime de
                    colaboração e financiamento da educação; Garantia do Direito à Educa-
                    ção Básica, suas modalidades e políticas afirmativas; Acesso e ampliação
                    do Ensino Superior, suas modalidades e políticas afirmativas e Valorização
                    dos trabalhadores em Educação.


                    Monitoramento 2016


                         O Município de Porto Alegre assinou adesão à Formação ofereci-
                    da pela Rede de Assistência Técnica – SASE/MEC, da qual já vinha
                    participando desde 2014, quando da elaboração do PME.
                         Em  2016,  ampliou  o  número de  participantes  nas  formações
                    ofertadas, com o envolvimento das demais instâncias previstas no ar-
                    tigo 5º do PMEPOA; adotou a metodologia proposta pela Rede com
                    a construção da Agenda de Trabalho e das Fichas de Monitoramento
                    e Avaliação do PME. Assim, o Fórum passa a ter uma participação
                    nestas formações, o que qualifica sua atuação.
                         Para produzir este primeiro relatório de Monitoramento do
                    PMEPOA, optou-se por dividir as 23 Metas entre as quatro Comis-
                    sões, de acordo com a temática. Desta forma, a Comissão “Gestão
                    democrática dos sistemas de ensino, regime de colaboração e finan-


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