Page 109 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 ciamento da educação”, ficou responsável pelas Metas 07; 08; 19 e
                 20; a da “Garantia do Direito à Educação Básica, suas modalidades e
                 políticas afirmativas”, subdividida em três grupos, pelas Metas a) 01,
                 21 e 22; b) 02, 04, 05 e 06; e c) 03, 09, 10 e 11, “Acesso e Ampliação
                 do Ensino Superior, suas modalidades e políticas afirmativas”, Metas
                 12, 13, 14 e 23; e, finalmente, a Comissão “Valorização dos Trabalha-
                 dores em Educação”, Metas 15, 16, 17 e 18.
                      E, por uma questão de tempo, focamos nas Metas, deixando as
                 estratégias para este ano de 2017.
                      Sabemos que o FME tem grandes desafios a serem superados, den-
                 tre eles:
                      • Monitorar o PME e contribuir com articulações para que as me-
                 tas e as estratégias do Plano aprovado sejam efetivamente implantas.
                      • manter e ampliar a participação para consolidar e fortalecer
                 o FME;
                      • organizar a etapa municipal da Conae 2018, neste primeiro se-
                 mestre de 2017;
                      • ampliar a mobilização e contribuir com iniciativas para que as
                 etapas previstas da Conae ocorram de acordo com o que estabelece
                 no documento referência, ou seja com “...discussões em cada territó-
                 rio, de forma ampla, plural, representativa e democrática, sob a co-
                 ordenação dos respectivos fóruns permanentes de educação, estadu-
                 ais, distrital e municipais. A riqueza das discussões e das proposições
                 formuladas será fundamental para que o País se mobilize e avance na
                 garantia de direitos e conquistas, sem retrocessos, com plena imple-
                 mentação do PNE.”
                      A título de conclusão, ilustramos com uma das temáticas presentes
                 no texto do PMEPOA, de grande relevância, e que caberá ao FME mo-
                 nitorar e contribuir para seu cumprimento no território de Porto Alegre.


                 Plano de carreira


                      A SASE (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino),
                 coordenado pela ‘ (Diretoria de Valorização dos Profissionais da Educa-


                                                                                 109





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