Page 110 - Garantia do Direito à Educação
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Célia Maria Trevisan Teixeira


                    ção), do MEC tem organizado formações para adequação dos Planos de
                    Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação (PCRs), instru-
                    mentalizando os gestores para cumprir com o estabelecido na Meta 18.
                         A Meta 18 do PNE assegurava, no prazo de dois anos, a existência
                    dos Planos de Carreira para os profissionais da educação básica e supe-
                    rior pública de todos os sistemas de ensino e o atendimento da lei do
                    piso salarial nacional do magistério (Lei 11.738/2008).
                         No PMEPOA, a Meta 18, estabelece que se assegure o cumpri-
                    mento integral dos planos de carreira para todos os profissionais do ma-
                    gistério, com o pagamento do Piso Nacional e, em dois anos, a garantia
                    de plano de carreira para os profissionais não docentes.
                         Ora, pensar a valorização dos profissionais requer a discussão ar-
                    ticulada entre formação, remuneração e plano de carreira compatível
                    com a sua importância social. Não temos dúvidas de que a valorização
                    profissional e a garantia de melhores condições de trabalho são uma
                    luta histórica e dela dependem as conquistas contemporâneas por uma
                    Educação com qualidade social.
                         O grande desafio é a construção de um PCR (Plano de Carreira e
                    Remuneração) que valorize os profissionais e atraia novos professores
                    sem “estourar” os cofres públicos para que o referido Plano seja exequí-
                    vel e sustentável.
                         E, em atendimento à Meta 18 PMEPOA, caberá ao executivo,
                    de cada ente federado, designar uma Comissão de Gestão de Plano de
                    Carreira, para estudar a necessidade e propor adequações/criação dos
                    Planos de Carreira, ao longo de 2017.


                    Conclusão


                         Para encerrar, trago a poesia de João Cabral de Melo Neto (1999),
                    “Tecendo a Manhã”, que nos fala em construção de redes, de entrela-
                    çamento de ações e ideias, de troca. Para garantir o direito à Educação,
                    temos que investir na ação e responsabilidade coletiva o poema que
                    trago lembra-nos da força do coletivo e que esta depende de pequenas
                    ações individuais:


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