Page 16 - Garantia do Direito à Educação
P. 16

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                    líticas de governo. Garantir essa premissa será fundamental ao longo
                    da década de vigência dos Planos (2014-2024) para que possamos dar
                    continuidade às conquistas e aos avanços que este PNE enseja.
                         Na origem do Projeto de Extensão “Monitoramento e Avaliação do
                    PNE” esteve o compromisso da Faced com a constituição de redes de en-
                    sino e pesquisa, de ações de extensão em parceria com instituições e en-
                    tidades representativas do campo educacional no Estado e no Município
                    de Porto Alegre que buscassem colaborar para o monitoramento e ava-
                    liação do PNE no Estado. Além disso, esteve o desejo em acompanhar
                    a sua implementação como política pública de fundamental significado
                    para a formação de professores para a Educação Básica. Desejo que ora
                    se materializa nessa publicação, já que ela busca expressar reflexões co-
                    letivas, balanços analíticos produzidos sobre as 20 metas do PNE, assim
                    como revela o trabalho colaborativo entre essas entidades e instituições
                    em prol, e na defesa, das políticas públicas no campo da Educação.
                         Em uma época em que, nas palavras de Stephen Ball,  estamos vi-
                                                                           1
                    vendo o desaparecimento da concepção de políticas específicas ao Es-
                    tado-nação, com consequências imediatas no abandono dos propósitos
                    sociais da Educação, não é demais afirmar que configuramos esse projeto
                    de extensão como um movimento pelo PNE, no centro do qual está a
                    luta por uma escola pública, democrática, gratuita e de qualidade so-
                    cialmente referenciada na eliminação das desigualdades na Educação
                    e na sociedade. Como movimento o projeto foi assumindo, também, a
                    feição de resistência aos recentes abalos sofridos na democracia brasilei-
                    ra. A crise que decorre dos ataques à democracia no País trouxe sérios
                    riscos às políticas educacionais, dentre essas o PNE em sua dimensão de
                    “epicentro das políticas de Estado para a educação brasileira”, conforme
                    situa Luiz Fernandes Dourado.  A ofensiva neoliberal e os processos de
                                                 2
                    privatização e mercantilização da educação pública colocam em risco a
                    “materialização do PNE”, ainda na reflexão de Dourado.




                    1  Ball, Stephen. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras,
                    v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.
                    2  Dourado, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educa-
                    ção brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/Anpae, 2017.


                    16





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   16                        04/07/2018   16:40:49
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21