Page 19 - Garantia do Direito à Educação
P. 19

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 cruciais no contexto da educação brasileira. Há muitas décadas que
                 fazem parte da agenda educacional questões como o Sistema Nacio-
                 nal de Educação (SNE), o regime de colaboração, o financiamento
                 da educação, o papel da educação na construção de uma sociedade
                 democrática e o direito à educação no PNE na tensão entre políticas
                 de Estado e políticas de governo. Os autores e autoras tratam desses
                 temas de maneira a não nos deixar com dúvidas de que a democratiza-
                 ção da sociedade brasileira pela via da educação em tempos de ampla
                 mobilização pela ampliação de direitos está intrinsecamente ligada à
                 tensão fundamental entre Estado e sociedade e entre fundo público e
                 justiça social. O desenvolvimento dessas reflexões é apresentado nos
                 seguintes trabalhos: “Sistema Nacional de Educação: agenda estraté-
                 gica em um contexto de disputas entre projetos educacionais”, dos au-
                 tores Luiz Fernandes Dourado e Walisson Araújo; “Sistema Nacional
                 de Educação: a regulamentação do regime de colaboração e a garantia
                 do direito à educação”, dos autores Catarina de Almeida Santos e Da-
                 niel Cara; “Como financiar o PNE 2014-2024 em tempos de Emenda
                 Constitucional nº 95/2016”, de José Marcelino de Rezende Pinto; “O
                 papel da educação na construção de uma sociedade democrática: o
                 Sistema Nacional de Educação e a gestão democrática no PNE em
                 debate”, de Vera Maria Vidal Peroni; e, por fim, “Direito à Educação,
                 políticas de Estado: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014” , de
                 Sônia Mara M. Ogiba.
                      Outro conjunto de quatro trabalhos focaliza a perspectiva do
                 Sistema e da importância do controle social para as políticas públicas.
                 A Educação Infantil e o Ensino Fundamental no território de Porto
                 Alegre são analisados a partir de uma abordagem ecossistêmica. Do
                 mesmo modo, modelos de avaliação e a qualificação das aprendiza-
                 gens são discutidos no contexto do PNE, do PEERS e do PMEPOA
                 contrapondo modelos gerencialistas e modelos de regulação vincu-
                 lados à concepção de gestão democrática de educação. São eles: “O
                 papel do Fórum Municipal de Educação de Porto Alegre (FMEPOA)
                 a partir do Plano Municipal de Educação de Porto Alegre (PMEPOA)”,
                 de autoria de Célia Maria Trevisan Teixeira; “Gestão pública do ecos-


                                                                                  19





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   19                        04/07/2018   16:40:50
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24