Page 20 - Garantia do Direito à Educação
P. 20

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                    sistema municipal de Educação: o caso de Porto Alegre”, do secre-
                    tário municipal de Educação Adriano Naves de Brito; “A Provinha
                    Brasil em análise na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre”, de
                    Darlize Teixeira de Mello; e o texto de Isabel Letícia Pedroso de Me-
                    deiros, “Concepções de qualidade da Educação presentes na Meta 7
                    dos planos de Educação: gestão democrática versus gerencialismo”.
                         O décimo texto que integra a obra, “Paradoxos das políticas de
                    formação continuada de professores na ‘sociedade do cansaço’: pon-
                    derações críticas”, de Roberto Rafael Dias da Silva, desenvolve uma
                    reflexão crítica acerca das políticas de formação continuada de profes-
                    sores no Brasil em um cenário nomeado como “sociedade do cansaço”.
                         A Educação Básica em sua complexidade é abordada em um outro
                    conjunto de três trabalhos, a saber: “Educação Infantil no Plano Na-
                    cional de Educação: avanços verificados e desafios a serem enfrentados
                    pelos municípios”, de autoria de Débora Brondani da Rocha e Hilá-
                    rio Royer, integrantes do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul;
                    “Integração entre a Educação Profissional e a Educação de Jovens e
                    Adultos: (im)possibilidades da Meta 10 do PNE 2014-2024”, de Dante
                    Henrique Moura; e “Direito à Educação no Brasil: democratiza-se a
                    política pública de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio
                    para jovens e adultos? ”, de autoria de Jane Paiva.
                         Os dois últimos trabalhos encerram a obra com o tema da diver-
                    sidade e dos Direitos Humanos no PNE. Ambos os trabalhos trazem
                    os grandes desafios ao tema em contextos diferenciados: Neusa T. Ma-
                    chado Salaberry aborda o “Plano Nacional de Educação e a educação
                    especial”; e Rita Gomes do Nascimento (conhecida como Rita Poti-
                    guara) versa sobre “O Plano Nacional de Educação (2014-2024), a
                    diversidade e a educação escolar indígena: possibilidades e limites”.
                         Cabe mencionar que esses quinze textos têm o valor de sinteti-
                    zarem as reflexões tecidas durante os debates do referido ciclo. O fio
                    condutor que os une e os articula é, sobretudo, a questão dos direitos
                    humanos, da democracia e da justiça social, trazendo aos planos da
                    análise e da crítica as tensões permanentes entre a sociedade civil e
                    a sociedade política; entre o direito à educação e o financiamento à


                    20





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   20                        04/07/2018   16:40:50
   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25