Page 25 - Garantia do Direito à Educação
P. 25

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 SNE: histórico, contextualização, concepções
                 e movimento pendular no debate


                      O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 escrito por
                 renomados educadores e educadoras com vistas a propor diretrizes para
                 uma política de Estado para a educação nacional, de forma decidida
                 criticou a “sucessão periódica de reformas parciais e frequentemente
                 arbitrárias” (Brasil, 2010). O fazia diagnosticando que os esforços na-
                 cionais para aperfeiçoar o sistema educacional não poderiam dispensar
                 a unidade de plano e o espírito de continuidade, pressupostos absoluta-
                 mente válidos de um Sistema Nacional de Educação. Segundo Saviani
                 (2010, p. 389), “o conceito de plano, no âmbito do Manifesto, assume
                 o sentido de instrumento de introdução da racionalidade científica no
                 campo da educação em consonância com o ideário escolanovista”. Na
                 avaliação do educador, essa compreensão influenciou a Constituição
                 Brasileira de 1934, oportunidade em que ficou demarcado um Conse-
                 lho Nacional de Educação a elaborar um Plano Nacional de Educação
                 (Saviani, 2010; Dourado, 2011; Dourado, 2017), instrumento funda-
                 mental na tessitura de um potencial sistema nacional de educação.
                      O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, ainda, denun-
                 ciando a fragmentação das reformas do ensino de até então, sinali-
                 zara para uma organização sistêmica da educação nacional, fundada
                 na doutrina federativa e descentralizadora, a presidir a tentativa de
                 “organização da educação nacional”, com unidade e maior colabo-
                 ração e interação. Segundo Cury (2008, p. 1.191):

                                  O Manifesto buscou combater essa dualidade de redes por meio
                                  de uma estrutura educacional sob a égide da escola pública.
                                  Com currículos e normas comuns, tendo o Estado como articu-
                                  lador e legislador, o sistema só se diversificaria após uma escola-
                                  ridade fundamental comum e para todos. E essa diversificação
                                  deveria permitir a todos os seus concluintes o prosseguimento
                                  de estudos, mormente no ensino superior.


                      Após o movimento dos Pioneiros, vem o Estado Novo e os desdo-
                 bramentos potencialmente benéficos de diretrizes nacionais e do PNE


                                                                                  25





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   25                        04/07/2018   16:40:50
   20   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30