Page 28 - Garantia do Direito à Educação
P. 28

Luiz Fernandes Dourado • Walisson Araújo


                    Os principais desafios em perspectiva


                         Cury (2008, p. 1188-1198) sinaliza dimensão que merece ser
                    especialmente  ressaltada  no debate  relativo  ao  SNE  que  é  a  pró-
                    pria  desigualdade sistêmica  que é congênita à sociedade capitalista.
                    Há um sistema social desigual e injusto que subjaz à conformação
                    dos sistemas educacionais, duais, que é próprio sistema capitalista
                    de produção. Em face de tal realidade, o papel do Estado na garantia
                    de direitos e no enfrentamento de desigualdades de toda ordem é
                    complexificado. A tal questão fundamental se articula tantos outros
                    obstáculos à organização do Sistema Nacional de Educação no Brasil,
                    estes permeados, obvia e igualmente, pela ação de atores políticos e
                    sociais com interesses distintos e conflitantes, tão bem sintetizados
                    por Saviani (2010, p. 381):


                                     a) os obstáculos econômicos decorrentes da histórica resistên-
                                     cia à manutenção da educação pública no Brasil; b) os obstácu-
                                     los políticos caracterizados pela descontinuidade nas políticas
                                     educativas; c) os obstáculos filosófico-ideológicos, isto é, a pre-
                                     valência das ideias ou mentalidades pedagógicas refratárias à
                                     organização da educação na forma de um sistema nacional; d)
                                     os obstáculos legais materializados na resistência à incorpora-
                                     ção da ideia de sistema nacional na nossa legislação educacio-
                                     nal, cuja ponta de lança se ancorava na suposta e logicamente
                                     inconsistente tese da inconstitucionalidade da proposta de Sis-
                                     tema Nacional de Educação.


                         A primeira dimensão diz respeito à resistência da União (e dos
                    estados) no sentido de ampliar e assumir responsabilidades financeiras
                    para manutenção e desenvolvimento do ensino no país, incluindo os
                    aspectos relativos a uma maior participação financeira.
                         A segunda dimensão traduz a problemática ausência de um
                    projeto nacional de educação que dá lugar à reformas e ações pon-
                    tuais, ora em uma direção, ora em outra, confirmando uma tradição
                    de rupturas, descontinuidades e protelações, que precisa, portanto,
                    ser solapada.


                    28





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   28                        04/07/2018   16:40:50
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33