Page 30 - Garantia do Direito à Educação
P. 30

Luiz Fernandes Dourado • Walisson Araújo


                    O reposicionamento do SNE na última década:
                    rearticulando o campo para uma agenda necessária
                    e o papel do poder executivo


                         Podemos avaliar que, entre a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases
                    da Educação Nacional, em 1996, e a realização da Conferência Nacional
                    de Educação Básica no ano de 2008 (Coneb 2008), mesmo com os Con-
                    gressos Nacionais de Educação (Coneds) e tantos outros movimentos,
                    o tema SNE não havia voltado à agenda com todo o vigor requerido,
                    dando lugar às medidas e reformas pontuais e ancoradas em uma vi-
                    são parcial das questões educacionais, vigente durante todo o Governo
                    Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), especialmente ancorada na
                    “implementação de uma política de avaliação fortemente centralizada,
                    em detrimento de um sistema que propiciasse a colaboração recíproca
                    entre os entes federados” (Dourado, 2007, p. 927).
                         A Coneb  representou, ao nosso juízo, importante expressão
                                  2
                    da articulação sociedade civil e política assimilada pelo poder pú-
                    blico e demarcou entre os grandes desafios para o Estado e para a
                    sociedade brasileira naquela oportunidade: “promover a construção
                    de um sistema nacional de educação que institua uma orientação
                    política comum e de trabalho permanente do Estado e da socie-
                    dade na garantia do direito à educação” (Brasil, 2008, p. 14). A
                    Conferência, em linha como o horizonte estratégico indicado pelos
                    Pioneiros, deixou muito claro que a organização de um SNE é a via
                    para promover o regime de colaboração, novas vias de financiamen-
                    to, o controle social e a formação e valorização dos trabalhadores
                    em educação, colaborando para maior organicidade na proposição
                    e materialização das políticas educativas válidas para todo o territó-
                    rio nacional, com novas bases e regramentos presidindo as relações
                    federativas na garantia do direito à educação.



                    2  A Coneb foi articulada por uma Comissão Nacional Organizadora, apoiada pelo Ministério da Educação
                    do Governo Lula e mobilizou a participação de cerca de 2000 pessoas na etapa nacional, entre participan-
                    tes e observadores


                    30





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   30                        04/07/2018   16:40:50
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35