Page 162 - Garantia do Direito à Educação
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Roberto Rafael Dias da Silva
[...] referir-se aos professores como facilitadores de aprendiza-
gem, ao ensino como criação de oportunidades de aprendiza-
gem, às escolas como ambientes de aprendizagem, aos estudan-
tes como aprendizes e aos adultos como adultos aprendizes, ao
campo da educação de adultos como aprendizagem ao longo da
vida e à educação em geral como o processo de ensino-aprendi-
zagem (Biesta, 2016, p. 121).
Quando os processos de aprendizagem adquirem centralidade,
sob essa lógica, ocorre um reposicionamento do papel docente. Ao en-
fatizar a perspectiva individualizante da noção de aprendizagem, Biesta
(2016, p. 122) reitera, em tom crítico, que “se esta é a única linguagem
disponível, então os professores terminarão sendo uma espécie de ges-
tores de processos de aprendizagem, vazios e sem direção”.
Acerca deste quinto paradoxo que escolhemos assinalar neste tex-
to, importa enfatizar que, ao tempo em que há um declínio do progra-
ma institucional da escola moderna (Dubet, 2010), parece emergir e
consolidar-se uma linguagem pedagógica centrada na aprendizagem, de
caráter individualizante e redutora do ensino a processos de gestão da
aprendizagem (Biesta, 2016). Sob esse cenário, parece-nos relevante de-
fender os sentidos públicos para os fazeres docentes na educação básica,
ao mesmo tempo em que vale a pena restabelecer os debates acerca dos
procedimentos de seleção dos conhecimentos escolares, dos materiais
didáticos apropriados, das possibilidades de planejamento e das estra-
tégias avaliativas de caráter formativo. Ao atribuir ênfase à formação
continuada de professores, nossa intenção é potencializar, valendo-nos
das palavras de Biesta (2016, p. 128), “a coragem de ensinar”.
Considerações finais
Mesmo que estejamos expostos a uma sociedade do cansaço e ex-
perienciemos um período de declínio do ensino e dos debates públicos
sobre os propósitos da escolarização, na qual a obra de Salman Rushdie
(2003) torna-se emblemática, nosso argumento acerca das políticas
e práticas de formação continuada dos professores direciona-se para
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