Page 160 - Garantia do Direito à Educação
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Roberto Rafael Dias da Silva


                    se tornem seu “centro de competência”. Em tal gramática de inter-
                    venção política, a formação continuada ocupa um papel estratégico.
                         Apesar da retórica acerca dos ambientes colaborativos e da cons-
                    tituição de comunidades de aprendizagem, os professores cada vez mais
                    são responsabilizados pela construção de um trabalho qualificado. Eis
                    o nosso quarto paradoxo. Tal qualidade, ao ser medida por padrões
                    e escalas internacionalmente mobilizadas, é implementada através de
                    indicadores preestabelecidos, assume as práticas como modo privile-
                    giado de regulação e delega aos indivíduos as responsabilidades pelos
                    sucessos e fracassos dela decorrentes.


                    Paradoxo V: sobre o declínio dos propósitos
                    públicos da escolarização


                         Enquanto instituição engendrada no interior das sociedades mo-
                    dernas, a escola consolidou-se em torno de certas formas de sociali-
                    zação e de subjetivação centradas em um “programa institucional”
                    (Dubet, 2010). As técnicas de socialização estabelecidas a partir da
                    Modernidade, ao se deslocarem dos modelos herdados da Igreja, abri-
                    ram espaço para a composição de novas subjetividades; todavia, ainda
                    se ancoravam em um “programa”. Conforme Dubet (2010, p. 16-17),
                    “o programa institucional é um dispositivo simbólico e prático vene-
                    rado por aqueles que se encarregam de sua colocação em prática”. O
                    programa da escola moderna centrava-se em um conjunto de valores
                    e princípios tidos por sagrados, pelo trabalho sobre o outro entendido
                    como vocação, pelo posicionamento da escola enquanto um santuário
                    e pela sua forte capacidade de socialização.
                         No decorrer do século XX, com maior ou menor intensidade,
                    o programa institucional da escola moderna entrou em declínio.
                    Ainda de acordo com Dubet (2010, p. 20), este programa “parece
                    subsumido em um processo de declínio que afeta a própria natureza
                    do trabalho sobre o outro e o modo em que se desempenha a prática
                    na escola”. A escola e seu programa evidenciam-se enredados em
                    uma “poliarquia de valores”, na mesma medida em que a docência


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