Page 158 - Garantia do Direito à Educação
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Roberto Rafael Dias da Silva
de estudo destinado a modificar as práticas cotidianas e, ao mesmo tem-
po, definiriam as condições ideais de atuação e formação dos professores.
Ampliando a argumentação, conforme Popkewitz (2015, p. 432),
as práticas seriam compreendidas como “teorias de desejos a materia-
lizar”. A opção pelas práticas delinearia uma forma mais “autêntica”
para pensar as condições da escolarização e, concomitantemente, defi-
niriam modos privilegiados de pensar e atuar nos processos formativos.
Em outras palavras, do ponto de vista da epistemologia social descrita
por Popkewitz (2015, p. 434), a centralidade das práticas definiria mo-
dos específicos de pensar e fazer docência:
A investigação sobre a prática é uma teoria sobre o que as pessoas
fazem e deveriam fazer. A prática é uma abstração cuja catego-
rização converteu-se na origem do educativo. “A prática” é uma
forma de falar e atuar sobre como as coisas que formam o ensino se
mantem unidas para serem incorporadas no que constitui um pro-
fessor. Essa forma de falar e de atuar funciona como uma categoria
dominante que incorpora uma série de atributos e características
que se conectam para pensar em certos eventos e pessoas.
Assim, poderíamos interrogar se a centralidade das práticas mais
que fabricar uma determinada configuração de formação de profes-
sores não estaria engendrando uma específica forma de ser docente.
Novamente em aproximação a Popkewitz (2015, p. 434), poderíamos
assinalar que “a prática é uma declaração teórica sobre um tipo de pes-
soa ideal que a investigação conceitua, calcula e mede para reconhecer
suas características e capacidades”. O próprio professor torna-se alvo
de uma teoria da mudança que, ao enfatizar as práticas, concebe novos
modos de perícia profissional para os docentes contemporâneos e, de
forma paradoxal, redefine as relações entre teoria e prática.
Paradoxo IV: o professor torna-se seu próprio
centro de competência
Associado ao paradoxo anterior, poderíamos descrever uma ten-
dência na literatura educacional, bem como agenda das políticas im-
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