Page 154 - Garantia do Direito à Educação
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Roberto Rafael Dias da Silva
ficuldades como falta de dinheiro, de recursos e, até recentemen-
te, de talentos, resultaram, em parte, desse nascimento humilde
em Southwark (Moon, 2011, p. 93).
O exemplo apresentado por Moon serve para evidenciar os mo-
dos pelos quais, ao longo do tempo, a formação de professores esteve
distante das tradições universitárias consideradas como de “excelên-
cia”. Dessa forma, o primeiro paradoxo que gostaríamos de sinalizar
diz respeito aos modos pelos quais os cursos superiores destinados para
professores foram sendo desenvolvidos em centros acadêmicos pouco
reconhecidos internacionalmente. Ainda que tenha sido construída no
final do século XX uma forte retórica acerca da formação de professo-
res, faz-se importante apontar que seus cursos ainda são muito recentes
e estão longe de ter uma origem acadêmica “nobre”. Apesar disso, fo-
ram inúmeros os esforços para conduzir as possibilidades de formação
docente através do conceito de “desenvolvimento profissional”, que
exploraremos no próximo paradoxo.
Paradoxo II: a formação continuada e a questão
do desenvolvimento profissional
No que tange à literatura pedagógica, bem como em relação às
políticas educacionais, a questão da formação continuada de professo-
res é relativamente recente. A noção de “educação permanente” pas-
sou a integrar efetivamente um lugar estratégico para a educação con-
temporânea no ano de 1970, considerado pela Unesco como o “Ano
Internacional da Educação”. Por conta dessa definição da organização
internacional foram criados 21 princípios, dos quais um destes afirma-
va que “a educação permanente deve ser a pedra angular da política
educacional nos próximos anos, tanto nos países desenvolvidos quanto
nos países em desenvolvimento, para que todo indivíduo tenha opor-
tunidade de aprender durante toda a sua vida” (Faure, 1972, p. 238).
O referido documento enuncia a noção de aprendizagem ao longo da
vida que se tornará central nas décadas subsequentes.
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