Page 152 - Garantia do Direito à Educação
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Roberto Rafael Dias da Silva
Assim sendo, nas condições de uma sociedade do cansaço, descri-
ta por Han (2012), justaposta à emergência de uma nova linguagem
da aprendizagem, apontada por Biesta (2016), as políticas de formação
continuada precisam ser analisadas a partir de seus variados regimes de
implementação. Nossa intenção para este artigo passa por diagnosticar
e problematizar alguns dos paradoxos derivados dos modelos predomi-
nantes em nosso país. A composição do artigo está organizada a partir
da realização de apontamentos em torno de cada um dos cinco parado-
xos selecionados para este momento.
Paradoxo I: a formação de professores emerge
nas margens da universidade europeia
Na abertura de uma importante coletânea, Tardif e Lessard (2011a)
produzem algumas reflexões sobre o cenário atual de uma “evolução geral
do ensino”. Ao longo dos últimos cinquenta anos, a sociedade passou a
exigir “uma formação cada vez mais longa, tanto no plano das normas
que regem a organização da vida social e o exercício da cidadania, quan-
to no plano dos saberes e competências necessárias para a renovação das
funções socioeconômicas” (Tardif; Lessard, 2011a, p. 8). Em face dessas
mudanças, as condições para o exercício da docência foram alteradas, mo-
vimentando-se na direção de sua profissionalização. A docência torna-se
uma atividade especializada e complexa na qual, segundo os sociólogos
canadenses, “passou definitivamente a época em que bastava conhecer os
rudimentos de uma matéria e algumas receitas para controlar alunos tur-
bulentos, para obter o título de professor” (Tardif; Lessard, 2011a, p. 8-9).
O exercício da docência ingressa em novas configurações.
No decorrer dos anos de 1980, a partir de um conjunto de trans-
formações sociais, culturais e econômicas, o trabalho docente é redi-
mensionado nas tramas das políticas neoliberais. Responsabilização,
descentralização e avaliação de desempenho são concepções que in-
gressam na agenda das novas políticas dirigidas aos professores.
Por exemplo, outrora concebida como um serviço público, a
educação é doravante, cada vez mais, considerada como um
investimento, o que se traduz por medidas e exigências novas
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