Page 157 - Garantia do Direito à Educação
P. 157

Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 práticas de desenvolvimento profissional ainda é conduzida atra-
                 vés de lógicas de treinamento. A centralidade no desenvolvimento
                 profissional, associada ao predomínio de metodologias tidas como
                 inovadoras, conduziu a uma revitalização dos debates entre teoria
                 e prática; e, mais que isso, reinscreveu as políticas e práticas de for-
                 mação de professores no âmbito das (“boas”) práticas.


                 Paradoxo III: quando as práticas nos governam?


                      Em outro diagnóstico crítico, Tardif e Lessard (2011b) sublinham
                 um caráter de mudança na composição contemporânea do trabalho
                 docente, sobretudo no que concerne às representações sobre a insti-
                 tuição escolar. Em suas palavras, “a escola se parece com um estacio-
                 namento, e a função docente é assinalada a uma forma de vigilância”
                 (Tardif; Lessard, 2011b, p. 258). Ainda examinando as questões con-
                 temporâneas acerca da docência, Nóvoa (2000), há quase duas déca-
                 das em uma conferência realizada no Brasil, destacava o fato de que es-
                 távamos experienciando naquele momento um “excesso de discursos”,
                 articulado a uma “pobreza de práticas”. De forma paradoxal, parece
                 que atualmente estaríamos sendo deslocados para outra posição.
                      Ao analisar a produção contemporânea dos cursos de formação
                 continuada de professores (mas se estenderia para a formação inicial),
                 poderíamos constatar um deslocamento de suas agendas pedagógicas no
                 decorrer da última década. Parece configurar-se uma ênfase nos conhe-
                 cimentos da prática profissional, atribuindo-lhes maior capacidade heu-
                 rística para explicar a docência (Silva, 2013, 2015). Em um estudo sobre
                 os professores e sua formação, Popkewitz (2015) examina os modos pelos
                 quais as atuais ciências da educação atribuíram centralidade conceitual
                 e operacional para a noção de “prática”. Em um período de centralida-
                 de da aprendizagem ao longo da vida, parece evidenciar-se uma noção
                 em que a “‘prática’ é uma abstração que expressa teorias sobre o futuro
                 ‘professor’ cosmopolita ideal, para ser atualizado mediante investigação
                 que deve maximizar a utilidade do ‘sistema escolar’” (Popkewitz, 2015, p.
                 431). De acordo com o pesquisador, as práticas operariam como objeto


                                                                                 157





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   157                       04/07/2018   16:40:54
   152   153   154   155   156   157   158   159   160   161   162