Page 157 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014
práticas de desenvolvimento profissional ainda é conduzida atra-
vés de lógicas de treinamento. A centralidade no desenvolvimento
profissional, associada ao predomínio de metodologias tidas como
inovadoras, conduziu a uma revitalização dos debates entre teoria
e prática; e, mais que isso, reinscreveu as políticas e práticas de for-
mação de professores no âmbito das (“boas”) práticas.
Paradoxo III: quando as práticas nos governam?
Em outro diagnóstico crítico, Tardif e Lessard (2011b) sublinham
um caráter de mudança na composição contemporânea do trabalho
docente, sobretudo no que concerne às representações sobre a insti-
tuição escolar. Em suas palavras, “a escola se parece com um estacio-
namento, e a função docente é assinalada a uma forma de vigilância”
(Tardif; Lessard, 2011b, p. 258). Ainda examinando as questões con-
temporâneas acerca da docência, Nóvoa (2000), há quase duas déca-
das em uma conferência realizada no Brasil, destacava o fato de que es-
távamos experienciando naquele momento um “excesso de discursos”,
articulado a uma “pobreza de práticas”. De forma paradoxal, parece
que atualmente estaríamos sendo deslocados para outra posição.
Ao analisar a produção contemporânea dos cursos de formação
continuada de professores (mas se estenderia para a formação inicial),
poderíamos constatar um deslocamento de suas agendas pedagógicas no
decorrer da última década. Parece configurar-se uma ênfase nos conhe-
cimentos da prática profissional, atribuindo-lhes maior capacidade heu-
rística para explicar a docência (Silva, 2013, 2015). Em um estudo sobre
os professores e sua formação, Popkewitz (2015) examina os modos pelos
quais as atuais ciências da educação atribuíram centralidade conceitual
e operacional para a noção de “prática”. Em um período de centralida-
de da aprendizagem ao longo da vida, parece evidenciar-se uma noção
em que a “‘prática’ é uma abstração que expressa teorias sobre o futuro
‘professor’ cosmopolita ideal, para ser atualizado mediante investigação
que deve maximizar a utilidade do ‘sistema escolar’” (Popkewitz, 2015, p.
431). De acordo com o pesquisador, as práticas operariam como objeto
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