Page 172 - Garantia do Direito à Educação
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Débora Brondani da Rocha • Hilário Royer































                    Figura 5: Nascidos vivos no RS, 2002 a 2015.
                    Fonte: Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.



                    tou a aumentar em 2011, mantendo-se essa tendência até o último
                    dado disponível, em 2015.
                         O acompanhamento do número de nascimentos no Estado é rele-
                    vante para o planejamento da expansão de vagas em educação infantil,
                    sendo um dos dados a serem considerados para fins de cumprimen-
                    to das estratégias relativas à Meta 1 do Plano Nacional de Educação.
                    Quanto a tal, salienta-se aqui a estratégia 1.2 do PNE (2014): garantir
                    que, ao final da vigência deste PNE, seja inferior a 10 % (dez por cento) a
                    diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até
                    3 (três) anos oriundas do quinto de renda familiar per capita mais elevado e
                    as do quinto de renda familiar per capita mais baixo.
                         Tal estratégia é necessária para a redução da desigualdade edu-
                    cacional, principalmente se considerarmos que, conforme estimativa
                    da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República,
                    produzida com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios
                    (PNAD) de 2009, excluindo-se o Norte Rural, a oportunidade de uma


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