Page 173 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 Tabela 2 – Variação do número de nascidos vivos no Rio Grande do Sul (2002-2015)

                    Ano     Nº de nascidos vivos (RS)  Variação em relação ao ano anterior
                    2002            155.261
                    2003            149.165                      -3,9 %

                    2004            153.015                      2,6 %
                    2005            147.199                      -3,8 %
                    2006            141.331                      -4,0 %
                    2007            133.401                      -5,6 %
                    2008            135.143                      1,3 %
                    2009            133.652                      -1,1 %
                    2010            133.243                      -0,3 %
                    2011            137.710                      3,4 %
                    2012            138.941                      0,9 %
                    2013            141.350                      1,7 %
                    2014            143.315                      1,4 %
                    2015            148.359                      3,5 %


                 Fonte: Elaboração própria a partir de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.


                 criança pertencente a uma família pobre frequentar creche é três vezes
                 menor a de uma criança de família de classe alta.
                      É importante ressaltar que, conforme o Censo Demográfico do
                 IBGE de 2010, naquele ano 17,9 % das crianças de 0 a 5 anos se en-
                 contravam em situação de pobreza, ou seja, pertenciam a famílias cujo
                 rendimento nominal per capita era de até R$ 140,00 por mês. Há, por-

                 tanto, o desafio para o poder público de inclusão das crianças pobres
                 no sistema de ensino, sem o que não se conseguirá reduzir as desigual-
                 dades educacionais e sociais existentes.
                      Outro aspecto a se considerar é que o crescimento da oferta de
                 vagas em educação infantil ocorreu de maneira desigual nos diver-
                 sos municípios do Estado, tendo sido mais acelerada naqueles com
                 população entre 10.000 e 100.000 habitantes. Assim, resta um gran-


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