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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 ram ações indutoras das instâncias de governo na direção de priorizar
                 a materialização do Proeja como política pública (Frigotto, 2016; Oli-
                 veira, Scopel, 2016, dentre outros).
                      Mas, em função das disputas, das resistências e das tentativas de
                 avanços, apesar das barreiras, o movimento que se produziu no âmbito
                 educacional brasileiro a partir desse Programa trouxe algumas contri-
                 buições importantes na direção por ele delineada.
                                                                           1
                      Foi importante a elaboração de um documento-base  (Brasil,

                 2007) de concepções e princípios do Programa. Ações importantes fo-
                 ram desencadeadas a partir das diretrizes emanadas desse documento,
                 merecendo destaque: a oferta de cursos de especialização voltados à
                 formação de profissionais do ensino público para atuar no Proeja; as
                 ações decorrentes do Edital Proeja-Capes/Setec Nº 03/2006, destina-
                 do a estimular a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre as
                 universidades e os institutos federais (IFs).
                      Sobre os cursos de especialização, tal iniciativa teve o objetivo de
                 “formar profissionais com capacidades” para atuar no Proeja “conside-
                 rando as peculiaridades, as circunstancias particulares e as situações
                 contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são
                 implementados” (Brasil, 2006, p. 8).
                      Segundo Cacho (2016), foram 28 polos ofertantes, entre 2006 e
                 2009, totalizando 11.433 matrículas, assim distribuídas: 1.400 em 2006,
                 3.450 em 2007, 3.794 em 2008 e 2.789 em 2009. Assim, essa ação teve
                 papel importante na formação de profissionais para atuar no Programa.
                      O Edital Proeja-Capes/Setec nº 03/2006, teve o objetivo de es-
                 timular a realização de projetos conjuntos de pesquisa, fundamental-
                 mente, entre universidades e IFs. A ação dirigida à produção de conhe-
                 cimentos por meio de pesquisas e da formação de pessoal pós-graduado
                 (mestrado e doutorado) em EP integrada à EJA, contribuiu para desen-
                 volver as proposições curriculares e organizativas na área.




                 1  Inicialmente, foi produzido um documento-base especificamente destinado ao EMI Proeja já que o De-
                 creto nº 5.478/2005 somente previa essa possibilidade. Em decorrência desse documento que sugeria a
                 ampliação do Programa no sentido de incluir a integração entre o EF e a EJA, foi editado o Decreto nº
                 5.840/2006 e atualizado o documento-base (Brasil, 2007).


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