Page 183 - Garantia do Direito à Educação
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Integração entre a Educação

                 Profissional e a Educação de Jovens

                 e Adultos: (im)possibilidades

                 da Meta 10 do PNE 2014-2024




                                                               Dante Henrique Moura












                      A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é marcada por
                 descontinuidades, políticas pontuais e desarticuladas. Enquanto isso, a
                 Educação Profissional (EP) é marcada por sua separação da educação
                 básica. Historicamente, as ações da EJA são desenvolvidas por progra-
                 mas, campanhas e projetos fragmentados, resultando em políticas focais
                 que não têm garantido o direito dos jovens e adultos à educação na pers-
                 pectiva de sua universalização (Haddad; Del Pierro, 2000). Já no âmbito
                 da EP, predominam as ações que submetem a formação aso interesses
                 imediatos do denominado mercado de trabalho. Ainda na esfera da EP,
                 as ações que podem ser desenvolvidas com qualidade socialmente refe-
                 renciada são destinadas a poucos. Esse é o caso, por exemplo, da oferta
                 da EP da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológi-
                 ca (RFEP), que tem seu eixo estruturante no ensino médio integrado à
                 educação profissional técnica de nível médio (EMI). Nessas instituições,
                 em geral, existem condições de funcionamento, desde a infraestrutura
                 física até o corpo de profissionais, que viabilizam a materialização de um


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