Page 180 - Garantia do Direito à Educação
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Débora Brondani da Rocha • Hilário Royer


                    Tabela 7 – Aquisição de vagas em escolas de educação infantil particulares

                                   Nº de                Escolas               Gasto
                                 municípios   Total de    com               aproximado
                        Etapa                 escolas             % Escolas
                                com compra   particulares  compra de       com aquisição
                                  de vagas               vagas             de vagas (R$)
                       Creche       51         989        169      17,1 %
                      Pré-escola    48         990        156      15,8 %   56 milhões

                    Fonte: Elaboração própria a partir do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educa-
                    cionais Anísio Teixeira (2016) e Portal de Dados Abertos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul.


                    ao assim ofertar as vagas, o município deixa de receber importante
                    recurso para o financiamento da educação.


                    Considerações finais


                         A análise dos dados do Censo Escolar INEP (2010-2016) e das
                    despesas – constantes no Portal de Dados Abertos do TCE-RS – re-

                    velam que neste período houve considerável evolução no atendimen-
                    to em creche e pré-escola, tanto no que tange à ampliação de vagas,
                    quanto ao aumento de aplicação de recursos na educação infantil.
                         Ainda restam, porém, muitos desafios para o atendimento das
                    crianças de 0 a 5 anos, uma vez que parte dos municípios enfrenta di-
                    ficuldades, tanto do ponto de vista financeiro, como legal, relativas ao
                    limite de despesa com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal,
                    o que dificulta a ampliação da rede. Os desafios se ampliam quando se
                    trata de municípios com maior porte populacional, onde há grande défi-

                    cit de vagas em educação infantil e maior número de nascimentos.
                         Juntamente com soluções relativas à ampliação da rede de educa-
                    ção infantil - o que exige maior financiamento, através do regime de
                    colaboração entre os entes federados, faz-se necessário o cumprimento
                    das estratégias previstas na Meta 1 do PNE, com o planejamento dos
                    municípios para a oferta de vagas preferencialmente em instituições


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