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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 Tabela 2 – Distribuição de matrículas nos Cursos Técnicos e Cursos FIC no âmbito
                 do Pronatec, de 2011 a 2014

                   Cursos Técnicos    2011      2012      2013     2014*     Total
                    Bolsa-Formação      0      101.541   304.966  151.313   557.820
                        Brasil        82.823    79.770   70.355   233.781   466.729
                    Profissionalizado
                        E-TEC         75.364   134.341   137.012  250.000   596.717

                   Acordo Sistema S   85.357   102.807   132.289  161.389   481.842
                    Rede Federal de   117.621  119.274   121.958  101.160   460.013
                        EPCT

                  Total: cursos técnicos                                   2.563.121

                      Cursos FIC       2011     2012      2013      2014    TOTAL
                    Bolsa-Formação    22.876   531.101  1.243.047 1.013.027 2.810.051

                   Acordo Sistema S  582.931   733.223   844.581  1.194.266 3.355.001

                    Total: cursos FIC                                      6.165.052
                  Total geral: técnicos
                        + FIC                                              8.728.173

                 Fonte: adaptado de Brasil (2014b).
                 * Os dados referentes a esse ano são previsão, segundo Brasil (2014b).



                 currículos são integrados, mascarando a realidade. Concluímos, então,
                 que a criação do Pronatec e sua priorização como política pública vem
                 produzindo efeitos negativos sobre o Proeja (EMI e FIC Fundamental).
                      Isso ratifica que entre 2003 e 2016 os avanços e os retrocessos
                 conviveram em constante disputa na sociedade brasileira. A modo de
                 síntese conclusiva sobre esse período, podemos afirmar que houve di-
                 minuição da pobreza. Sobre isso, Zimmermann e Silva (2012, p. 139)
                                                                                   4
                 partem  de  dados  da  Pesquisa  Nacional  por  Amostra  de  Domicílios



                 4  Parte das ideias discutidas nos próximos parágrafos foram tomadas de Moura e Lima Filho (2017).


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