Page 196 - Garantia do Direito à Educação
P. 196
Dante Henrique Moura
entre o EM e a EP, tanto no caso da EPTNM como nos cursos FIC,
respectivamente, Proeja EMI e Proeja FIC Médio.
Assim, para viabilizar o cálculo exato das duas situações, seria ne-
cessário que o INEP divulgasse, separadamente, a matrícula dos cursos
FIC integrados ao EF e desses integrados ao EM, mas o INEP divulga
apenas os dados globais dos cursos FIC integrados ao EF e ao EM.
Dessa forma, faremos três cálculos relativos à Meta 10: a relação entre
a matrícula no Proeja EMI e a matrícula total do EM na modalidade
EJA; a relação entre a matrícula dos cursos FIC integrados ao EM e ao
EF – acrescentando o Projovem e a matrícula total do EF na modali-
dade EJA; a relação entre a toda a oferta integrada na modalidade EJA
(Proeja EMI + Proeja FIC + Projovem Urbano) e a oferta total da
modalidade EJA (EF + EM). Na Tabela 8, apresentamos esses cálculos
para os anos de 2014, 2015 e 2016.
Ao analisar a evolução das matrículas na Tabela 8 e compararmos
com a Meta 10 que prevê que se alcance, em 2024, o percentual de 25
% das matrículas da modalidade EJA na forma integrada à EP no EF e
no EM, constatamos que será difícil chegar ao que se espera.
Tabela 8 – Percentual da matrícula do Proeja EMI, do Proeja FIC + Projovem Urba-
no e do total da EJA da entre 2014 e 2016
Total
(Proeja FIC
Total Proeja fundamental Total EJA
Total Total Total
Ano EMI e médio) + integrada
EJA EM EJA EF EJA
Projovem
Urbano
Quant. % Quant. % Quant. %
2014 1.308.876 42.875 3,2 2.284.122 9.153 0,4 3.606.908 52.028 1,4
2015 1.308.196 38.212 2,9 2.123.633 67.625 3,2 3.431.829 105.837 3,1
2016 1.374.545 32.704 2,4 2.047.582 63.048 3,1 3.422.427 95.752 2,8
Fonte: elaboração nossa a partir dos censos escolares de 2014 a 2016
196
Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd 196 04/07/2018 16:40:56