Page 201 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                      O PL foi convertido na Lei nº 13.365/2016 e materializa a transfe-
                 rência do patrimônio público brasileiro ao capital internacional, com-
                 prometendo a soberania nacional e, ao mesmo tempo, correndo-se o
                 risco de que seja diminuída a quantidade de recursos destinados à edu-
                 cação e à saúde, decorrentes dos royalties do pré-sal.
                      O problema é que, apesar da nova lei não alterar os percentuais
                 destinados à educação e à saúde, segundo o economista Cloviomar
                 Cararine, da Federação Única dos Petroleiros, em entrevista concedida
                 ao jornal El País em 16 de novembro de 2016,  no modelo de partilha
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                 da produção, quanto menor o custo para produzir, mais recursos são
                 repartidos entre a operadora e a União. Continua Caranine:


                                  Segundo informações apresentadas pela Petrobras, seu custo de
                                  operação nos campos do pré-sal está em 9 dólares por barril en-
                                  quanto a média mundial está em 15 dólares por barril. Nossas si-
                                  mulações mostram que, somente no caso do campo de Libra (cer-
                                  ca de 12 bilhões de barris), se a Petrobras não fosse operadora, os
                                  recursos para educação e saúde perderiam 70 bilhões de dólares
                                  em cerca de 35 anos de operação.


                      Já a Reforma da Previdência (PEC 287), em sua formulação inicial
                 coloca como condição para aposentadoria integral idade mínima de 65
                 anos para homens e mulheres, combinado com 49 anos de contribuição.
                 Para alcançá-la será necessário, então, trabalhar e contribuir para a pre-
                 vidência, ininterruptamente, desde os 16 até os 65 anos de idade. Ou
                 seja, praticamente impossível. Logo, além de retirar o direito à aposen-
                 tadora integral a reforma tem um caráter pedagógico, pois ensina ao tra-
                 balhador que diante dessa realidade só lhe resta uma solução: participar
                 de um plano de previdência privado e, dessa forma, contribuir para os
                 interesses do grande capital que domina esse mercado.
                      Quanto à EC nº 95, a justificativa anunciada foi a necessidade
                 de reduzir gastos públicos primários, face à crise orçamentária e fis-



                 13   Disponível  em:  <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/25/economia/1477353770_864008.html>.
                 Acesso em: 20 fev. 2017.


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