Page 228 - Garantia do Direito à Educação
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Neusa T. Machado Salaberry


                    uma modalidade de ensino, que transversalmente passa por todas as
                    etapas de ensino: da educação infantil ao ensino superior.
                         Esclarecidos os conceitos citamos o que diz a Meta 4 do PNE.


                                     Universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiên-
                                     cia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
                                     ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento
                                     educacional especializado, preferencialmente na rede regular
                                     de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de
                                     salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços
                                     especializados, públicos ou conveniados.


                         Esta meta, para sua realização, gerou muito conflito.
                         A proposta da Política de Educação Especial na Perspectiva da
                    Educação Inclusiva adotada pelo MEC, anterior ao ano de 2008, pre-
                    via a transformação das Escolas Especiais em centros de atendimen-
                    to. Pelo entendimento inicial, as escolas de educação especial não
                    seriam mais reconhecidas. Este entendimento levou a mobilização
                    de diversos setores da sociedade – lideranças comunitárias, entidades
                    representantes de pais, estudantes e professores. Através de audiên-
                    cias, petições públicas e passeatas solicitou-se a retirada, do texto ori-
                    ginal da proposta, da obrigatoriedade da transformação das Escolas
                    Especiais em Centros.
                         A dificuldade dos gestores do MEC, à época, em dialogar com
                    setores da sociedade civil provocou um clima de tensão. O ministro
                    da Educação Fernando Haddad, por muitas vezes, teve de se ma-
                    nifestar publicamente “(...) nossa intenção é que haja aproximação
                    da Escola Especial com a Regular. A escola deve ser representati-
                    va da sociedade, e não pode segregar.”  O ministro assegurava que
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                    os alunos da educação especial poderiam se matricular em Escolas
                    Regulares ou Especiais. Garantia o repasse do Fundeb a ambas; e
                    que o MEC não tinha planos de acabar com as Escolas Especiais. As
                    contraditórias manifestações do MEC, no entanto, fortaleceram os



                    1  Jornal Correio do Povo, Porto Alegre, 20 dez. 2009.


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