Page 233 - Garantia do Direito à Educação
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O Plano Nacional de Educação

                 (2014-2024), a Diversidade

                 e a Educação Escolar Indígena:

                 possibilidades e limites




                                                           Rita Gomes do Nascimento












                      O atual Plano Nacional de Educação (PNE), normativa que es-
                 tabelece  diretrizes,  metas  e  estratégias  para  as  políticas  públicas  de
                 educação por dez anos, é um documento que resulta dos processos de
                 negociação entre o Poder Executivo, o Legislativo e a Sociedade Civil.
                 Nesta condição, é o produto de relações de força presentes na esfera
                 pública, sendo construído por meio de disputas entre diferentes grupos
                 políticos e organizações civis.
                      Fruto de um intenso debate que durou três anos e meio no Con-
                 gresso Nacional, o processo de construção do PNE expressa, então,
                 uma dada “situação democrática” na qual se confrontaram visões con-
                 servadoras e progressistas. Herdeira da ideia de participação social
                 como forma de definir a agenda das políticas públicas no campo edu-
                 cacional, tal situação se manifestou, sobretudo, através da realização
                 de audiências públicas, seminários e conferências, como por exemplo a
                 Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb), em 2008, a I Con-
                 ferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei) em 2009,


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