Page 235 - Garantia do Direito à Educação
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Garantia do Direito à Educação: monitorando o PNE – Lei nº 13.005/2014


                 estratégias. Desse modo, pode-se dizer que o PNE reafirma direitos
                 constitucionalmente garantidos, embora estes ainda se constituam
                 em desafios para os sistemas de ensino e seus atores sociais, dados os
                 processos históricos de exclusão dos povos indígenas e demais indi-
                 víduos e coletivos sociais, como negros, quilombolas e pessoas com
                 deficiência. Esta exclusão, sobretudo nas etapas mais avançadas de
                 escolarização, tem construído um cenário educacional elitista e mo-
                 nocultural que desconhece ou ignora a diversidade cultural e étnica
                 brasileira. Não se pode deixar de mencionar que esta diversidade,
                 apesar de compor mais da metade da população do País, é a que me-
                 nos tem acesso às riquezas nele produzidas.
                      Diante do exposto, pretende-se no presente texto, de início, referen-
                 ciar brevemente o processo de construção do PNE, com destaque para
                 os espaços de participação e controle social na proposição de políticas
                 educacionais, exemplificados, sobretudo, pelas conferências supracitadas
                 que propuseram, dentre outras ações, a organização “territorializada” das
                 políticas de educação escolar indígena e a criação de um sistema próprio.
                      Na sequência, ao se abordar a temática indígena no PNE (2014-
                 2024), é chamada a atenção para a opção por um tratamento genérico
                 das demandas da diversidade neste plano, associando-as a situações
                 comuns de desigualdade educacional. Por fim, sugere-se pensar nos
                 desafios postos nas estratégias do PNE ligadas a educação escolar indí-
                 gena, dada a histórica situação deficitária de sua oferta. Apesar disso,
                 o crescimento dos números de escolas, matrículas e professores são o
                 resultado da mobilização do movimento indígena a reivindicar a garan-
                 tia dos seus direitos na cena pública.


                 O PNE e a diversidade no contexto das conferências


                      Pode-se dizer que as políticas educacionais e seus planejamentos
                 refletem as contradições e tensões existentes na sociedade. Documentos
                 orientadores desta política, tais como a Constituição Federal de 1988,
                 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os planos
                 nacionais de educação de 2001/2011 e de 2014/2024 evidenciam o jogo


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