Page 240 - Garantia do Direito à Educação
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Rita Gomes do Nascimento


                         • Desenvolver tecnologias pedagógicas que considerem as especi-
                    ficidades indígenas;
                         • Produzir materiais didáticos nas línguas indígenas;
                         • Promover a oferta bilíngue na educação infantil e nos anos ini-
                    ciais do ensino fundamental, em língua materna das comunidades in-
                    dígenas e em língua portuguesa;
                         • Desenvolver instrumentos de acompanhamento que conside-
                    rem o uso da língua materna pelas comunidades indígenas;
                         • Desenvolver currículos e projetos pedagógicos específicos para
                    educação escolar indígena, incluindo os conteúdos culturais das suas
                    comunidades, o fortalecimento das suas práticas socioculturais e das
                    línguas indígenas de cada comunidade;
                         • Atender às escolas indígenas na oferta de educação em tempo
                    integral, com base em consulta prévia e informada, considerando-se as
                    peculiaridades locais;
                         • Garantir a participação da comunidade na definição do mo-
                    delo de organização pedagógica e de gestão das instituições, consi-
                    deradas as práticas socioculturais e as formas particulares de orga-
                    nização do tempo;
                         • Expandir o atendimento específico da Educação Superior,
                    promovendo acesso, permanência e conclusão exitosa dos estudan-
                    tes indígenas;
                         • Ampliar as políticas de inclusão e de assistência estudantil, bus-
                    cando reduzir as desigualdades étnico-raciais;
                         • Consolidar a educação escolar indígena, respeitando a articula-
                    ção entre os ambientes escolares e comunitários;
                         • Garantir a inclusão de conteúdos sobre a história e as culturas
                    afro-brasileira e indígenas nos currículos escolares;
                         • Implementar programas específicos de formação de profissionais
                    das escolas indígenas;
                         • Considerar as especificidades socioculturais das escolas das comu-
                    nidades indígenas no provimento de cargos efetivos para essas escolas;
                         • Garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação da
                    identidade cultural.


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