Page 234 - Garantia do Direito à Educação
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Rita Gomes do Nascimento


                    bem como as conferências nacionais de educação (Conae) ocorridas
                    nos anos de 2010 e de 2014.
                         Propostas como a da gestão democrática da educação pública no
                    âmbito dos sistemas de ensino (municipal, estadual, federal e distrital);
                    a criação do Sistema Nacional de Educação como o responsável pela
                    articulação entre os sistemas, em regime de colaboração, e a ampliação
                    dos investimentos públicos em educação são elencadas como os meios
                    para se alcançar a efetivação das diretrizes, metas e estratégias do PNE.
                         Em que pesem seus limites, no atual planejamento decenal das
                    políticas educacionais, as questões relacionadas aos direitos humanos e
                    às especificidades dos povos indígenas, das comunidades quilombolas,
                    das pessoas com deficiência, das populações do campo, dentre outros
                    sujeitos historicamente subalternizados, foram objeto de algumas de
                    suas metas e estratégias.
                         Sendo assim, na construção do PNE vigente, associadas à di-
                    retriz de promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos,
                    à diversidade e à sustentabilidade socioambiental, algumas das de-
                    mandas dos movimentos sociais, dentre estes o movimento indíge-
                    na, foram incorporadas. Apesar deste PNE não possuir uma meta
                                                                             1
                    específica para tratar da educação escolar indígena (EEI) , questões
                    como a da necessidade de produção de material didático específi-
                    co, atentando para a diversidade linguística dos diferentes povos,
                    a ampliação da oferta dos anos finais do ensino fundamental e do
                    ensino médio nas próprias comunidades, bem como a promoção de
                    ações de acesso, de permanência e de conclusão da educação supe-
                    rior para os povos indígenas são algumas das demandas indígenas
                    presentes nas estratégias do Plano.
                         Em resumo, o direito à educação diferenciada para os povos indí-
                    genas, bem como a obrigatoriedade do tratamento do tema da diver-
                    sidade étnico-racial nos currículos da educação básica, assegurados
                    pela legislação educacional brasileira, são previstos em suas metas e



                    1  No PNE de 2001 a 2011, promulgado pela Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001, havia um capítulo
                    específico para a política de educação escolar indígena que trazia diagnóstico, diretrizes, objetivos e metas.


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