Page 225 - Garantia do Direito à Educação
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Plano Nacional de Educação

                 e a Educação Especial




                                                          Neusa T. Machado Salaberry


















                      A Lei nº 13.005/2014, que sancionou o Plano Nacional de Educação
                 (PNE) para o período de 2014 a 2024, foi um grande avanço na história
                 da educação brasileira. O plano propõe traduzir as legislações, diretrizes e
                 normativas em ações concretas, transformando-as em realidade ao longo
                 de sua execução. A concretização será efetiva, caso o cenário político e
                 econômico recente no Brasil mude, possibilitando novas perspectivas de
                 investimento na educação. É imprescindível a participação de instituições
                 acadêmicas, implantação de políticas de Estado, e manifestação da socie-
                 dade civil organizada para o fortalecimento e acompanhamento do Plano
                 Nacional da Educação no cumprimento suas metas e prazos.
                      A educação como política pública no Brasil é universal. Como con-
                 selheira do Conselho Estadual de Educação e pela experiência da vivência
                 escolar, vejo que é comum, na prática escolar, chamar exclusivamente os
                 estudantes da educação especial como “alunos da inclusão”. É necessário,
                 portanto, estabelecer parâmetros conceituais de educação especial e edu-
                 cação inclusiva.


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