Page 42 - Garantia do Direito à Educação
P. 42

Luiz Fernandes Dourado • Walisson Araújo


                    dem requerimentos e demandas do mercado por mão de obra, como a
                    Reforma do Ensino Médio e sua ênfase nas formações técnicas. Estas
                    passam a ser as pautas do executivo e da base parlamentar de gover-
                    no – privatização do público e incremento às empresas vinculadas ao
                    ensino-, não o Sistema Nacional de Educação.


                    Considerações finais


                         Observamos uma forte retomada dos esforços em direção à institui-
                    ção do SNE, tanto da sociedade em geral, mas, de forma consistente, tam-
                    bém pelos governos de corte progressistas capitaneados pelo Partido dos
                    Trabalhadores. A estes esforços se articulam as Emendas Constitucionais
                    nº 53 e nº 59; a ampliação continuada do orçamento público federal para a
                    educação; a criação do PDE e do PAR; a institucionalização do FNE e das
                    conferências; a criação da instância permanente de negociação e do fórum
                    para o acompanhamento da atualização do piso; a edição do Decreto da
                    Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação e a portaria
                    ministerial dando tratamento a um inovador Sistema Nacional de Avalia-
                    ção da Educação Básica (Sinaeb); além dos planos de educação aprovados
                    por todo o país e o PNE e o SNE assinalados constitucionalmente.
                         Contudo, não é demais registrar que a conformação de propostas mais
                    concretas sobre o SNE nos últimos anos, a despeito dos avanços acima, já
                    se consubstancia tardiamente e em um cenário de pressões e restrições
                    econômicas, pressões indevidas do sistema econômico-financeiro sobre o
                    campo educacional e, notadamente, sob o contexto e as consequências do
                    traumático impedimento da Presidenta Dilma Rousseff.
                         O atual governo, que decorrente do impedimento da Presiden-
                    ta, congelou por consequência (e coerência programática, inclusive)
                    as discussões acerca da proposta de Sistema Nacional de Educação,
                    deixando sua base parlamentar sem orientação e, por omissão inten-
                    cional, inviabiliza quaisquer avanços no diálogo no âmbito do processo
                    legislativo no tocante à matéria nos últimos 2 (dois) anos. Ademais,
                    avançou de forma agressiva sobre organismos vivos como o Conselho
                    Nacional de Educação, cuja nomeação de conselheiros foi sustada, e


                    42





         Miolo_Livro Garantia do Direito à Educação.indd   42                        04/07/2018   16:40:50
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47